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Ler e Pensar

Jornal ajuda alunos a discutirem abuso infantil nas escolas

As atividades foram inspiradas pela reportagem sobre o tema publicada no caderno Vida e Cidadania da Gazeta do Povo

Leitura  sequencial de notícias foi imprescindível para alunos desenvolverem o tema | Divulgação/
Leitura sequencial de notícias foi imprescindível para alunos desenvolverem o tema (Foto: Divulgação/)

“Tão importante como ter direitos é conhecê-los”, defende Katiane Nara de Siqueira, professora da Escola Municipal Regente Feijó, localizada em Telêmaco Borba. A instituição participa do projeto de incentivo à leitura Ler e Pensar e Katiane usa o jornal diariamente como recurso pedagógico, graças ao apadrinhamento da AFK - Associação de Funcionários da Kemira. No último mês de maio, a reportagem “Abuso infantil é chocante e intolerável”, publicada no caderno Vida e Cidadania da Gazeta do Povo, inspirou uma discussão mais profunda com sua turma de 5º ano. “Meu foco era o Estatuto da Criança e do Adolescente. Iniciei resgatando o que eles sabiam sobre o trabalho infantil, por também ser uma violação de direito. Realizamos algumas pesquisas e entrevistas na comunidade. O assunto vinha ao encontro do 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. É fundamental que esse tema seja discutido diretamente com eles, pois são as principais vítimas desse tipo de crime. Penso que devem estar bem informados e instruídos para serem capazes de reconhecer uma situação de risco”, comenta.

As atividades foram desenvolvidas em várias etapas. Após a leitura da matéria, os estudantes assistiram à peça Vim ver Maria, do grupo teatral Soarte, que aborda o tema abuso infantil de forma lúdica. As discussões prosseguiram nos próximos dias, sempre acompanhadas da leitura de notícias. As matérias de telejornais sobre Direitos Humanos também serviam para reforçar o conteúdo visto na escola. Em grupos, a reflexão chegou às relações familiares. Pelo projeto, Katiane já realizou muitos cursos sobre a utilização do jornal em sala de aula e, para envolver a família, promove a circulação da Maleta Viajante, que incentiva a prática de leitura em casa. “Sempre ouvimos falar de pessoas como meros espectadores, que não têm interesse em opinar ou conhecer mais sobre determinado assunto. É papel da escola formar sujeitos capazes de participar e mudar a sociedade. A utilização dos meios de comunicação promove a interação deste sujeito com o mundo por meio de práticas leitoras reflexivas”, afirma.

A produção de uma história em quadrinhos sobre o tema também foi destaque. “Hoje meus alunos estão bem desenvolvidos em relação à leitura e à reflexão. Eles gostam de perguntar, são curiosos. Quando chega o jornal, logo querem ver a charge do dia. O trabalho trouxe informação sobre ações preventivas. E isso gera atitudes de autoproteção, como a denúncia. Eles mesmos criaram o slogan Para o seu bem, disque 100”, conclui Katiane, satisfeita.

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