• Carregando...
A apresentadora Maju também sofreu ataques machistas. | Reprodução/Facebook
A apresentadora Maju também sofreu ataques machistas.| Foto: Reprodução/Facebook

Internautas publicaram vários comentários racistas em uma foto da jornalista Maria Júlia Coutinho na página do Jornal Nacional no Facebook. A imagem, postada na noite de quinta (2), recebeu comentários como “só conseguiu emprego no JN por causa das cotas, preta macaca” e “não tenho TV colorida para ficar olhando essa preta, não”.

A jornalista, que apresenta a previsão do tempo, também sofreu ataques machistas e que a xingavam.

As manifestações de ódio provocaram indignação na rede social. Internautas mostraram apoio à jornalista e repúdio aos ataques racistas. “Acabo de fazer um print de todos os comentários dessa postagem e irei levá-lo às autoridades cabíveis. Racismo é crime”, diz um deles. Alguns usuários do Facebook trocaram sua foto de perfil por uma da jornalista.

A avalanche de comentários levou os colegas de bancada de Maria Júlia — os âncoras William Bonner e Renata Vasconcelos — a publicarem um vídeo curto de apoio à jornalista na fanpage do programa. O vídeo causou reação no Twitter e no Facebook, com aumento do apoio à hashtag #SomosTodoMaju.

A maioria dos comentários ofensivos parece vir de perfis falsos do Facebook (fakes). Além disso, há “comentaristas” que são “amigos” entre si. Também há perfis festejando a repercussão sobre o caso na mídia. A Globo afirmou, em nota, que removeu os comentários ofensivos e que “estuda” procurar a Justiça.

Já o Ministério Público de São Paulo instaurou procedimento investigatório criminal para apurar os comentários racistas contra a jornalista. “As pessoas acham que estão navegando em um oceano de impunidade, mas já presidi várias investigações e tive sucesso”, diz o promotor Christiano Santos.

Com informações de Estadão Conteúdo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]