Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ódio na internet

Jornalista da Globo sofre ataques racistas no Facebook

Internautas comentaram fases agressivas em foto de Maju Coutinho. Maioria das frases parece ter partido de perfis falsos, que “festejam” a repercussão

A apresentadora Maju também sofreu ataques machistas. | Reprodução/Facebook
A apresentadora Maju também sofreu ataques machistas. (Foto: Reprodução/Facebook)

Internautas publicaram vários comentários racistas em uma foto da jornalista Maria Júlia Coutinho na página do Jornal Nacional no Facebook. A imagem, postada na noite de quinta (2), recebeu comentários como “só conseguiu emprego no JN por causa das cotas, preta macaca” e “não tenho TV colorida para ficar olhando essa preta, não”.

A jornalista, que apresenta a previsão do tempo, também sofreu ataques machistas e que a xingavam.

As manifestações de ódio provocaram indignação na rede social. Internautas mostraram apoio à jornalista e repúdio aos ataques racistas. “Acabo de fazer um print de todos os comentários dessa postagem e irei levá-lo às autoridades cabíveis. Racismo é crime”, diz um deles. Alguns usuários do Facebook trocaram sua foto de perfil por uma da jornalista.

A avalanche de comentários levou os colegas de bancada de Maria Júlia — os âncoras William Bonner e Renata Vasconcelos — a publicarem um vídeo curto de apoio à jornalista na fanpage do programa. O vídeo causou reação no Twitter e no Facebook, com aumento do apoio à hashtag #SomosTodoMaju.

A maioria dos comentários ofensivos parece vir de perfis falsos do Facebook (fakes). Além disso, há “comentaristas” que são “amigos” entre si. Também há perfis festejando a repercussão sobre o caso na mídia. A Globo afirmou, em nota, que removeu os comentários ofensivos e que “estuda” procurar a Justiça.

Já o Ministério Público de São Paulo instaurou procedimento investigatório criminal para apurar os comentários racistas contra a jornalista. “As pessoas acham que estão navegando em um oceano de impunidade, mas já presidi várias investigações e tive sucesso”, diz o promotor Christiano Santos.

Com informações de Estadão Conteúdo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.