O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) anunciou, nesta quinta-feira (7), que vai transferir todos os Juizados Especiais de Curitiba (JEC) para um único prédio, localizado na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Clube Curitibano. Atualmente, os Juizados Especiais Cível, Criminal e da Fazenda Pública estão distribuídos em três endereços.
Até fevereiro de 2009, os Juizados Especiais atendiam no bairro Alto da Rua XV, mas o prédio foi interditado porque oferecia risco aos usuários. Entre os problemas estava a falta de espaço para a atuação dos servidores. Em cada secretaria, havia, em média, oito funcionários, mas as limitações físicas permitiam apenas a instalação de três computadores. Por esse motivo, três ou quatro pessoas se mantinham ociosas durante o expediente.
Com a interdição, o Juizado Especial Cível foi transferido para a antiga sede do Instituto de Previdência do Estado (IPE), no bairro São Francisco, o Juizado Especial Criminal, para Rua Fernando Amaro, e o Juizado da Fazenda pública, para Rua Lysimaco Ferreira da Costa.
O novo prédio dos Juizados tem área total de 5,6 mil metros quadrados e foi alugado pelo TJ-PR. De acordo com o 2º vice-presidente do Tribunal, desembargador Ivan Bortoleto, serão instaladas 50 salas de audiência no local. O contrato, assinado nesta quinta-feira, prevê que o edifício de 12 andares comece a ser ocupado em 60 dias.



