Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mobilização

Juízes federais indicam seus preferidos

A Associação dos Juízes Fe­­derais do Brasil (Ajufe) divulgou anteontem o resultado de uma eleição interna que escolheu seis nomes dos quadros da magistratura federal para vagas de ministro do Supremo Tri­bunal Fe­­deral. (STF). A lista será apresentada como sugestão ao presidente Lula nas próximas semanas. "É importante que haja representatividade de magis­trados federais de carreira no STF", disse o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy. O único membro do STF que é magistrado de carreira é o atual presidente da Corte, ministro Cezar Peluso – e ele é da ma­­gistratura estadual.

Entre os indicados pela Ajufe, está Fausto Martin De Sanctis, juiz titular da 6.ª Vara Criminal Federal de São Paulo, famoso pela atuação em ações de repercussão nacional, como a contra o banqueiro Daniel Dantas – e desentendimentos com o ministro do STF Gilmar Mendes. Também fazem parte da lista: Odilon Oliveira, juiz federal do Mato Grosso do Sul; Teori Albino Zavascki, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Reynaldo Soares da Fonseca, juiz da 22.ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal; Leomar Barros Amorim de Sousa, desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1.ª Região (Maranhão); e Ri­­cardo César Mandarino Barreto, juiz da 3.ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco.

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Paraná (Apajufe), Anderson Furlan, também defende uma maior presença da magistratura federal no STF. "Essa demanda é histórica", afirma. No entanto, caso o escolhido não seja um juiz federal, Furlan diz que vê com bons olhos a indicação do advogado Luiz Edson Fachin. "Não sendo possível a indicação de um juiz federal para o Supremo, pessoalmente, como cidadão paranaense, ficarei muito orgulhoso se o escolhido for o doutor Fachin. Sei que ele vai dignificar a Suprema Corte", completa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.