Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Decisão

Justiça isenta cego parcial de pagar imposto

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a pessoa com cegueira irreversível em um dos olhos está livre do pagamento do imposto de renda. A decisão aconteceu no julgamento de um aposentado por invalidez pela cegueira, do Mato Grosso. Após perder em primeiro instância, o governo matogrossense recorreu da decisão. Segundo o Estado, a isenção deveria ser concedida apenas aos portadores de cegueira total, segundo o artigo 6.º, inciso XIV, da Lei n. 7.713/88, que isenta do pagamento as pessoas físicas portadoras de cegueira.

A segunda turma do STJ, porém, concluiu que a lei não distingue, para efeitos de isenção, quais espécies de cegueira estariam beneficiadas ou se a patologia teria que comprometer toda a visão. O aposentado, além de pedir a isenção, também pleiteou a restituição do que foi indevidamente retido na fonte por sua unidade pagadora. Teve decisão favorável tanto na primeira quanto na segunda instância. A decisão da segunda turma vale para o caso específico, mas cria um precedente que deve nortear não só outros processos julgados no STJ como as demais instâncias da Justiça.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.