Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
alto da gloria

Ladrões levam dinheiro de doações do Santuário do Perpétuo Socorro

Bandidos renderam seguranças e funcionários e levaram recursos arrecadados com as ofertas das novenas da última quarta-feira

Bandidos armados ignoram o sétimo mandamento cristão e roubam dinheiro de ofertas das novenas da última quarta-feira (19) no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. | Ellen Miecoanski/Gazeta do Povo
Bandidos armados ignoram o sétimo mandamento cristão e roubam dinheiro de ofertas das novenas da última quarta-feira (19) no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. (Foto: Ellen Miecoanski/Gazeta do Povo)

Dois homens armados abordaram os seguranças e invadiram o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na manhã desta quinta-feira (20) atrás do dinheiro arrecadado pela igreja com doações e pagamento do dízimo. Após render cinco funcionários e um guardador de carro que trabalha nas imediações, os homens conseguiram fazer com que o cofre fosse aberto e roubaram toda a quantia, em notas e moedas, de ofertas doadas durante as novenas da última quarta-feira (19). A administração do santuário não sabe precisar quanto foi levado pelos bandidos.Toda a ação durou cerca de 15 minutos e aconteceu por volta das 7 horas, quando são iniciados os expedientes da igreja. Os funcionários homens foram detidos pelos assaltantes dentro da sala onde fica o cofre, enquanto as mulheres eram mantidas do lado de fora. O reitor do Santuário de Perpétuo Socorro, padre Primo Hipólito, destaca que os bandidos pareciam conhecer bem a rotina da igreja localizada na Praça Portugal, inclusive pediam para os seguranças que os levassem até o responsável pelo cofre. "O importante nem é tanto o dano material, mas os prejuízos morais e psicológicos causados aos funcionários rendidos. Somos uma entidade com tantas ações sociais, preocupados com a sociedade, e recebemos isso como resposta."

O reitor afirma que a praça ao redor do santuário tem sofrido com a falta de uma atenção maior do poder público e que a congregação responsável por Perpétuo Socorro tem feito o que está dentro de suas possibilidades para cuidar do local, mas como se trata de um espaço público, aberto, ainda é insuficiente. "Há uma insuficiência de proteção aqui e ficamos sempre com o sentimento de impotência", desabafa. Há menos de 20 dias a secretaria do santuário foi invadida e do local foram levados monitores e computadores.

A Delegacia de Furtos e Roubos coletou imagens das câmeras do santuário e das imediações e outras evidências que possam ajudar as investigações para localizar os assaltantes, mas ainda não há suspeitos. Roubos realizados a templos religiosos são considerados incomuns pela delegacia.

Em março de 2012 o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi alvo de uma tentativa de assalto "mais elaborado", como definiu padre Hipólito. Na ocasião, os funcionários foram ameaçados com dinamites por não terem as chaves para abrir as salas onde poderia estar o dinheiro, e os assaltantes fugiram sem levar nada. Doze pessoas foram presas um mês depois, acusadas de serem os responsáveis por essa tentativa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.