Dois operários ficaram feridos com o desabamento de uma laje na manhã desta segunda-feira (21) em Guarapuava, região central do Paraná. Os homens trabalhavam no terceiro andar de uma construção quando o acidente aconteceu. Eles caíram de uma altura de aproximadamente quatro metros, mas não correm risco de morte.
Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, mais de 10 pessoas trabalhavam na construção de um prédio particular no Bairro Feroz. Por volta das 10h15, a laje do terceiro piso cedeu. Ediclei Barbosa dos Santos, 35 anos e Antonio Celso Alshimits, 46, que trabalhavam naquele ponto, caíram de uma altura aproximada de quatro metros.
Eles foram socorridos e encaminhados ao Centro de Urgência Municipal Trianon com ferimentos leves e graves, mas sem risco de morte.
A construção foi evacuada e interditada. Durante esta tarde, um fiscal do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), faz uma vistoria na obra. Segundo o facilitador de núcleo, Victor Vilas Boas Gonçalves Ramos, o fiscal, acompanhado de um bombeiro, está fazendo o levantamento dos fatos para apurar as responsabilidades técnicas.
Depois da vistoria, um relatório técnico deve ser elaborado e juntado aos laudos do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. "Esse processo deve ser enviado a Câmara Civil do CREA-PR que vai apurar se o engenheiro responsável agiu dentro do que diz o código de conduta", explica.
Segundo o facilitador de núcleo, todo o trâmite pode demorar até dois meses para ser concluído. Ele lembra ainda que, caso o responsável pela obra não seja um engenheiro civil, o CREA não pode apurar as responsabilidades. "Se o responsável for um arquiteto, o caso deve ser avaliado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)".



