Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reconhecimento

Lapa é eleita a Capital Brasileira da Cultura

Este é o ano da pequena cidade da Lapa, no Paraná. Ela é o sexto município do país a receber o título nacional de Capital Brasileira da Cultura e oficialmente ganhou a co­­menda na última quarta-feira. Quem passou a faixa foi a cidade de Ribeirão Preto (SP), que havia sido eleita Capital da Cultura no ano passado. A partir de agora, a Lapa deve criar um comitê responsável por organizar os programas culturais locais para este ano. Ainda não es­­tão definidos quais eventos acontecerão no município em decorrência do reconhecimento. Entre as exigências, por exemplo, estão a necessidade de a Lapa ter um símbolo oficial que a represente como Capital da Cultura e ainda a criação de um calendário de atividades especiais.

Todas as cidades brasileiras podem concorrer ao título. Os prefeitos enviam o pedido com uma justificativa para o merecimento do título, apresentam o programa cultural da região, as fontes de recursos e a infraestrutura. A iniciativa é do Bu­­reau Internacional de Capitais Culturais em Bar­celona (Es­­panha), no Brasil representado pela ONG Capital Brasileira da Cultura (CBC – www.capitalbrasileiradacultura.org), em parceria com o Ministério da Cultura.

A seleção começou em 2006, com a nomeação da cidade de Olinda (PE). As outras vencedoras foram São João del Rei (MG), em 2007; Caxias do Sul (RS), em 2008; e São Luís (MA), em 2009. O bureau tem outros prêmios, de âmbito internacional. Também são escolhidas a Capital Americana da Cultura, a Capital Catalã, a Capital Espanhola e a Capital de Cul­tura dos Estados Unidos.

O cerco

Na última quarta-feira foram completados os 127 anos do final do Cerco da Lapa. Trata-se dos 26 dias de resistência dos federalistas (partidários de Floriano Peixoto) contra os maragatos que vinham do Rio Grande do Sul durante a Re­­volução Federalista. A Lapa, pela sua importância histórica, teve o centro da cidade tombado em 1989 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Ar­­tís­tico Nacional (Iphan): 14 quarteirões são protegidos, o que equivale a 283 edifícios.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.