Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EM CURITIBA

Lei que impede uso de animais em veículos de tração é sancionada em Curitiba

Lei ainda passará por processo de regulamentação em no máximo 90 dias

Carroças ficam proibidas na cidade. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Carroças ficam proibidas na cidade. (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

A lei que impede o uso de animais em veículos de tração e a exploração deles para essa finalidade foi sancionada nesta quinta-feira (29) pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. O projeto de lei que trata do caso já havia sido aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba no dia 28 de setembro. Com a sanção do prefeito, fica impedido todo transporte de carga com tração animal ou de pessoas movido por propulsão animal.

A lei, que ainda passará por uma regulamentação em um prazo máximo de 90 dias, segundo a prefeitura, proíbe o deslocamento de animal conduzindo cargas em seu dorso, com o condutor montado ou não. Os animais também não poderão ser deixados soltos ou presos nas vias e logradouros da cidade. O projeto foi construído após estudos com representantes da área ambiental e veterinária, juristas, entidades do trânsito e ações sociais.

A Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba, por meio da Rede de Defesa e Proteção Animal, além de equipes da Secretaria Municipal de Saúde, da Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Trânsito, irá fiscalizar o cumprimento da lei. O animal encontrado pelas equipes em descumprimento da lei será enviado para o Centro de Controle de Zoonoses e Vetores. O proprietário e o condutor do animal serão punidos por maus-tratos.

A lei não impede o uso de animais em haras, turfe, hipismo, equoterapia, cavalgadas, além de uso por forças públicas, militares ou civis, que tenham grupamentos com montaria.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.