Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Lei seca reduz colisões contra postes em 33%

Com menos acidentes, número de desligamentos na rede elétrica também diminui, evitando ainda os custos de reposição dos equipamentos avariados

Colisões de carros contra postes: número reduziu após a entrada em vigor da lei seca | Divulgação
Colisões de carros contra postes: número reduziu após a entrada em vigor da lei seca (Foto: Divulgação)

Com a queda da quantidade e da gravidade dos acidentes de trânsito, graças aos rigores da chamada lei seca, os postes que sustentam a fiação das redes de energia elétrica vêm sendo poupados no Paraná. De acordo com levantamento feito pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) e divulgado pela Agência Estadual de Notícias, apenas em Curitiba o número de postes abalroados por veículos desgovernados caiu em um terço em julho, primeiro mês transcorrido integralmente sob a vigência das novas regras da tolerância zero para os motoristas alcoolizados.

Ao longo do mês passado, 34 postes foram abalroados em acidentes de trânsito na capital. No primeiro semestre de 2008, o número de postes avariados por veículos variou entre 48 (total em fevereiro) e 55 (em junho), resultando numa média mensal de 51 estruturas danificadas.

Curitiba concentra 20% das quase 3,5 milhões de ligações elétricas atendidas pela Copel em toda a sua área de concessão, que abrange 393 dos 399 municípios paranaenses.

Menos transtornos

"No que se refere ao sistema elétrico da Copel, a diminuição no número de postes abalroados quer dizer menos desligamentos e, por conseqüência, menos gente obrigada a aguardar pela volta da energia por causa de um poste caído", avalia o diretor de distribuição da Copel, Ronald Ravedutti, que aponta ainda vantagens econômicas para a empresa. "É um custo operacional evitado para a Copel, já que os postes em estoque e a mão-de-obra disponível podem ser usados para conservar e melhorar a rede elétrica e não para repor um outro que já estava instalado."

A Copel, assim como as demais distribuidoras de energia elétrica, tem como norma de procedimento buscar o ressarcimento dessas despesas por parte dos responsáveis pelo acidente.

* * * * *

Interatividade

Você acredita que a lei seca continuará sendo respeitada com o tempo ou a fiscalização sobre os motoristas alcoolizados acabará sendo reduzida nos próximos meses?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.