Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
durante o trabalho

Leituristas da Sanepar são atacados por cães em residências de Curitiba

Somente na última semana, quatro profissionais foram mordidos por cães. No total, houve 42 ataques este ano na capital

Quatro leituristas da Sanepar, segundo a companhia, sofreram mordidas de cachorros durante o trabalho na última semana (no período de 1 a 5 de julho), apenas em Curitiba. Neste ano, de acordo com a empresa, já foram 42 casos na capital paranaense. Diante do número, foi lançada uma nova campanha de conscientização (chamada de "Prevencão") para reduzir os riscos a funcionários durante a leitura da conta de água. Não é a primeira vez que a Sanepar promove esta iniciativa. Em abril de 2012, quando doze leituristas já haviam sido atacados em menos de quatro meses, a empresa se juntou à Copel e o Hospital Universitário Cajuru para conscientizar a população a tomar mais cuidado com os animais de estimação.

De acordo com o coordenador de operação do faturamento da Sanepar, César Juschaks, alguns leituristas são atacados por cachorros de rua, mas a maioria dos casos é em residências. "A segurança de nossos funcionários depende do respeito por parte dos moradores. É uma irresponsabilidade deixar animais bravos ao alcance de profissionais que trabalham de casa em casa", afirma Juschacks. Segundo ele, haverá entrega de cartilhas a todos os presidentes de associações de moradores e palestras em escolas.

Punição legal

Em 2011, ano que registrou 48 casos de leituristas afastados do trabalho em razão de mordidas de cães, a Sanepar passou a orientar os funcionários a dar queixa na delegacia nestes casos. Desde a adoção da prática, três donos de cães em Curitiba já foram condenados a pagar cestas básicas como medida punitiva.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.