Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Obras

Liberação de ponte Capivari-Cachoeira vai atrasar 15 dias

A entrega da ponte da BR-116 sobre o Rio Capivari-Cachoeira, que desabou em janeiro de 2005 e é a principal ligação do Sul do Brasil com São Paulo, é adiada mais uma vez. O novo prazo estipulado pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) para a liberação da obra para tráfego é 15 de março.

O Dnit admitiu nessa semana não haver condições de cumprir o prazo anteriormente estipulado, final de fevereiro. A justificativa é o excesso de chuvas. Embora o Instituto Tecnológico Simepar aponte que as médias volumétricas de chuva nos meses de janeiro e fevereiro desse ano tenham sido inferiores às médias históricas registradas na estação hidrológica do Capivari, que mede precipitação e vazão na região.

Mesmo fevereiro sendo um mês tradicionalmente chuvoso, o Dnit se surpreendeu com a freqüência das chuvas. "Não esperávamos chuvas tão seguidas assim nos últimos dias", afirma o engenheiro supervisor do Dnit, Ronaldo Jares. A Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) já esperava que o prazo não fosse cumprido. "Em janeiro, observamos no local que não ia ser possível entregar a ponte em fevereiro. Torcemos para que ocorra em março, mas se estão reclamando das chuvas de fevereiro, imagina as típicas chuvas de março", declara o presidente da Fetranspar, Luiz Anselmo Trombini.

A Fetranspar promete se reunir, na próxima semana, com sindicatos para tomar uma posição e organizar protestos contra a demora nas obras. "Vai passando os meses e eles vão nos enganando com esses prazos", desabafa Trombini.

Trecho da PR-317 será reformado

A reforma da ponte sobre o Rio Ivaí, na PR-317, entre Maringá e Campo Mourão, começa na segunda-feira (20). A Concessionária Viapar investirá R$ 4 milhões na duplicação, reforço da estrutura, instalação de proteções laterais e na renovação da pista de 340 metros. A obra deve ser entregue em 15 de novembro.

Leia matéria completa na versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.