• Carregando...

Está prevista para o próximo mês a publicação do edital de licitação das obras do Contorno Sul de Curitiba, trecho de pouco mais de 14 quilômetros da BR-376, que vai do “trevo do Ceasa”, na BR-116, até o encontro com a BR-277, saída para o interior do estado. A data foi informada à reportagem pela superintendência no Paraná do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão do governo federal ligado ao Ministério dos Transportes e responsável pela obra. A expectativa do Dnit é que o contrato seja assinado até novembro e que as obras sejam iniciadas em 2016.

A necessidade de adequação na capacidade da estrada, que corta áreas de bairros como Pinheirinho e CIC, foi diagnosticada em 2009 pelo Dnit, mas a obra nunca saiu do papel. Um projeto básico chegou a ser feito pela empresa Astep Engenharia, contratada em junho de 2011 por R$ 1,7 milhão. Agora, um “sinal verde” foi dado pelo Ministério dos Transportes, que deve aportar os recursos.

A licitação definirá qual empresa ou consórcio fará o projeto e a obra, cuja estimativa de valor máximo não foi divulgada pelo Dnit. No passado, o órgão chegou a prever cerca de R$ 400 milhões para o empreendimento. A licitação será feita pelo Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDCI), que permite que a vencedora assuma todas as etapas da obra, do projeto básico à execução. O projeto básico já feito pela empresa Astep Engenharia será entregue à vencedora do certame, como uma espécie de anteprojeto.

Informações sobre o projeto básico foram apresentadas pelo Dnit em uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (13), com a participação de cerca de 50 pessoas. Pelo projeto básico já formatado, está previsto o alargamento de todo o trecho de 14,6 quilômetros e a construção de duas novas marginais, uma de cada lado, acompanhando toda a via principal. A construção de passarelas para pedestres também está prevista, assim como novas interseções, para facilitar as conexões entre a via principal e as marginais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]