• Carregando...
Rua está desativada desde 2007 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Rua está desativada desde 2007| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

História da Rua 24 horas

A Rua 24 Horas foi inaugurada no dia 11 de setembro de 1991 e está localizada na quadra entre as ruas Comendador Araújo e Emiliano Perneta, no Centro da capital. Ela serve de ligação entre as ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco.Foi a primeira rua comercial coberta do Brasil. Na época da inauguração, havia 42 lojas, bares e restaurantes que funcionavam dia e noite, mesmo nos feriados.Com o passar do tempo, alguns comerciantes desistiram de abrir 24 horas. No dia 10 de outubro de 2007, os últimos seis comerciantes que ainda trabalhavam no local deixaram a Rua 24 Horas. Nesta época as lojas funcionavam no máximo até as 23 horas.

Sete empresas apresentaram propostas à prefeitura de Curitiba para revitalizar a Rua 24 horas, desativada desde 2007. É a terceira licitação aberta para a reforma do espaço, já que, nas duas primeiras concorrências, não houve interessados em assumir o projeto.

O prazo para a entrega dos envelopes com a documentação de habilitação e a proposta de preço foi encerrado às 9 horas desta terça-feira (19), e a previsão é que o processo de escolha da responsável pelas obras esteja concluído em dois meses.

Por enquanto, estão na disputa as empresas Piacentini, Catedral, Conex, Elofer, Engerama, RAC e TAS, todas do ramo de engenharia e construção. Até a semana que vem, a comissão de licitação analisará a documentação entregue e publicará em Diário Oficial as concorrentes que foram habilitadas. Um prazo de cinco dias será dado para a apresentação de recurso e, então, serão abertos os envelopes com as propostas de preço. Dessa segunda etapa é que sairá a vencedora da licitação.

O projeto de revitalização da Rua 24 horas foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) no fim do ano passado e tem orçamento previsto de R$ 4,5 milhões. A ideia é manter as características arquitetônicas originais.

Processo arrastado

A Rua 24 horas foi fechada em setembro de 2007 e o processo de revitalização vem se arrastando desde então. A primeira licitação foi realizada em abril de 2008, mas nenhuma das 18 empresas que compraram o edital chegou a apresentar proposta. Um segundo processo foi lançado no dia 8 de julho de 2008, com um prazo maior para as empresas interessadas avaliarem as exigências.

Em outubro de 2008 a licitação foi prorrogada por mais um mês. Na época, a prefeitura informou apenas que houve necessidade de "adequações" e "esclarecimentos" no edital. Mais uma vez nenhuma empresa se interessou em assumir o projeto. A prefeitura então cancelou a licitação em novembro do mesmo ano e decidiu assumir a obra. Treze meses depois, em dezembro de 2009, a prefeitura abriu a terceira concorrência para o projeto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]