Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Câmara

Líderes decidem divisão de cargos da Mesa

Proporcionalidade servirá de base na eleição de quinta-feira

Brasília – O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, reúne-se com os líderes amanhã para definir a quais cargos na Mesa Diretora os partidos e blocos parlamentares terão direito, de acordo com o tamanho de cada bancada. O horário limite para o registro das candidaturas também será acertado durante a reunião. Na eleição que ocorrerá na quinta-feira, além de escolher o próximo presidente da Câmara, os deputados votarão nos candidatos às duas vice-presidências, às quatro secretarias e às quatro suplências da Mesa.

Antes dessa reunião, as legendas interessadas em atuar conjuntamente na Câmara deverão oficializar a formação de blocos parlamentares. Só então a Secretaria-Geral da Mesa poderá definir a ordem do tamanho dos partidos e blocos, que servirá de base para a aplicação do critério da proporcionalidade na escolha dos cargos da Mesa Diretora.

O secretário-geral da Mesa, Mozart Vianna, explica que a proporcionalidade só não é seguida à risca em relação à disputa para a Presidência da Câmara.

"Desde a sucessão da Mesa de 1991, por uma decisão política acatada pelo Plenário, deixou-se que qualquer parlamentar concorra à Presidência, independentemente de o partido ter ou não a vaga de presidente. A decisão foi deixar o Plenário resolver quem seria o eleito", lembra.

"Já nos demais cargos, na hora em que se decidir que tal vaga cabe a tal partido, somente podem concorrer deputados daquele partido", acrescenta Vianna.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.