Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Linha de ônibus entre bares e restaurantes terá que ser privada, diz Urbs

Ideia inicial era de que linha se chamasse Interbares e fosse integrada à rede de transporte público. Urbs informou em reunião que linha pode funcionar, desde que seja privada

 |

A linha de ônibus que tem intenção de percorrer alguns bares de Curitiba, rebatizada como Gastronomia, foi autorizada pela Urbs, mas com a condição de que terá operação privada. A informação foi repassada em reunião na manhã desta sexta-feira (26) convocada pelo órgão municipal. Agora depende da Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas do Paraná (Abrabar-PR) contratar uma empresa para executar o serviço e obter a licença junto à Urbs para poder inaugurar o novo meio de transporte.

INFOGRÁFICO: Veja a prévia da rota da linha Interbares

De acordo com a assessoria do órgão da prefeitura, o novo ônibus não vai ter impacto algum ao usuário do transporte coletivo. O veículo será classificado na categoria de fretamento particular, setor que também é gerenciado pelo município. A entidade informou que, desde que cumpra todos os requisitos legais e exigências legais, a operação será permitida e a Urbs diz apoiar a iniciativa.

O presidente da Abrabar, Fábio Aguayo, disse que ainda não é possível estabelecer uma data exata para o início das operações. A estimativa inicial é de que o transporte esteja disponível em setembro, com uma tarifa de R$ 10. Com esse valor, o usuário vai poder entrar no veículo duas vezes sem pagar uma nova passagem. Esses bilhetes não seriam vendidos dentro do ônibus, mas em estabelecimentos credenciados para comercializar as passagens.

"Ainda precisamos fazer alguns ajustes em relação ao que tinha sido definido na proposta inicial [em janeiro]. Vários empresários têm procurado a Abrabar para que seu estabelecimento seja incluído no roteiro e quando tivermos a autorização vamos ter o trajeto detalhado do ônibus. Lembrando que esse transporte é destinado não só para o morador, mas para turistas que vem a Curitiba e que terão sua vida facilitada para conhecer vários estabelecimentos da cidade", disse.

Proposta inicial

Em janeiro, a Abrabar promoveu uma viagem experimental com o ônibus que recebia ainda o nome de Interbares. A intenção era de que a linha fosse incluída no transporte público da capital, com parcerias privadas para complementar o custo operacional do ônibus, bem mais luxuoso que os que circulam no sistema. O veículo que rodou em um teste no dia 25 de janeiro tinha vinte e sete lugares, ar-condicionado, televisão, luzes de leitura particulares e um banheiro.

A ideia inicial era que o trajeto contemplasse 25 bares com 10 pontos, onde totens indicativos indicariam as paradas (veja o trajeto inicial abaixo). As regiões beneficiadas com o serviço seriam Centro, Batel, Juvevê e Seminário. Esses detalhes ainda não foram confirmados, mas Aguayo diz que poucos ajustes serão feitos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.