Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Transporte coletivo

Linha Verde aprovada. Alimentadores, não

Passageiros elogiam o menor tempo de viagem e intervalo entre os ônibus. Mas a espera por alimentadores elimina vantagem

“Não melhorou nada. Demorei menos com o Pinheirinho-Carlos Gomes, mas gastei um tempão esperando o alimentador.” Edy Jorge Oliveira Soares, 54 anos, pintor | Fotos: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
“Não melhorou nada. Demorei menos com o Pinheirinho-Carlos Gomes, mas gastei um tempão esperando o alimentador.” Edy Jorge Oliveira Soares, 54 anos, pintor (Foto: Fotos: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

1 de 2

Veja quais ônibus passarão pelas estações da Linha Verde |

2 de 2

Veja quais ônibus passarão pelas estações da Linha Verde

Em seu primeiro dia útil de funcionamento, a linha de ônibus Pinheirinho-Carlos Gomes foi aprovada pelos usuários, com ressalvas. De forma geral, os passageiros elogiaram o conforto, a eficiência, o menor tempo de viagem e o intervalo entre os ônibus. As críticas se concentraram nos ônibus alimentadores que fazem a integração com a nova linha.

O Pinheirinho-Carlos Gomes passa a ser uma nova alternativa para quem sai do Terminal do Pinheirinho ou embarca em uma das estações da Linha Verde e pretende ir até o Centro. A vantagem é um tempo menor de viagem que o usual, de cerca de 35 minutos. No primeiro dia de funcionamento da nova linha Pinheirinho-Carlos Gomes, no sábado, o trajeto do Pinheirinho ao Centro foi feito em 30 minutos. Ontem, as viagens duravam 25 minutos, em média.

Ontem pela manhã, no Terminal do Pinheirinho, os passageiros estavam animados para usar a primeira linha do eixo de transporte da Linha Verde. "Agora, preciso fazer menos conexões", comemorava a estudante Thaynara Andretta, 20 anos. "Com todas as conexões levo 1h30 para chegar ao trabalho. Com esse novo ônibus, espero que consiga chegar mais cedo", torcia a bordadeira Aurora Aparecida da Silva, 54 anos. "Eu moro em Fazenda Rio Grande e demorava 1h30 em todo o percurso, pegando um ligeirinho direto para o Centro. Fiquei sabendo da nova linha e resolvi testar. Acho que a viagem vai encurtar em 30 minutos", estimava o estoquista Reni Simões dos Santos, 35 anos.

Reclamações

Já quem teve de pegar um dos novos ônibus alimentadores para chegar a uma das estações da Linha Verde, para só então tomar o Pinheirinho-Carlos Gomes, não estava nada animado. Os usuários das linhas alimentadoras do Xaxim (Xaxim-Capão Raso e Xaxim-Linha Verde) foram os mais prejudicados.

De acordo com os passageiros, a linha convencional desativada na semana passada (Xaxim), que atendia anteriormente a região e levava os passageiros diretamente ao Centro, tinha carros a cada 15 minutos. Ontem, a espera pelo Xaxim-Capão Raso ou Xaxim-Linha Verde chegou a 35 minutos. "Para mim, não melhorou nada. Ficou elas por elas. Demorei menos com o Pinheirinho-Carlos Gomes, mas gastei um tempão esperando o alimentador", conta o pintor Edy Jorge Oliveira Soares, 54 anos.

A operadora de telemarketing Susimara do Rocio Pariz, 45 anos, moradora do Xaxim, também não estava animada com as mudanças. "Antes eu pegava o ônibus perto da minha casa e estava no Centro em 20 minutos. Agora, desativaram a linha e o novo alimentador não passa perto de onde eu moro. Tenho de ir andando até as estações da Linha Verde, quase 20 minutos de caminhada, para pegar o Pinheirinho-Carlos Gomes", conta.

Usuários de outras linhas alimentadoras, que não sofreram alterações, também foram prejudicados no primeiro dia útil de funcionamento do novo sistema. Um exemplo é o motorista profissional Pedro Paulo do Espírito Santo, 44 anos. De acordo com ele, o ônibus Rio Bonito, que passa normalmente a cada 15 minutos, levou quase 25 minutos para aparecer. "A impressão que dá é que diminuíram os carros dos alimentadores", diz.

A dona de uma mercearia e moradora no bairro Parolin, Helena Santos, 53 anos, está indignada com a falta de opção de ônibus na Rua Comendador João Lackner. A linha Alferes Poli foi substituída pela Fanny-Portão, que faz conexão no tubo Fanny, na Linha Verde. Ontem pela manhã ela presenciou diversos casos – a parada de ônibus fica em frente do seu comércio – de pessoas que precisaram achar alternativas para não perder o horário. "Uma senhora ficou das 8 às 9 horas esperando o ônibus e teve de pegar um táxi para não chegar atrasada", conta. Para a ela, a solução seria fazer com que uma das três linhas (Lindoia, Dom Ático ou Novo Mundo) que passam na Rua Minas Gerais passem pela sua rua.

De acordo com o gestor de transporte coletivo da prefeitura, Luiz Filla, os alimentadores não sofreram corte de carros nas linhas. "Houve aumento da frota operante. As empresas têm de contratar mais pessoas para operar, mas elas costumam pôr os motoristas mais experientes nestas novas linhas", explica. Segundo ele, o sistema está em processo de estabilização, o que pode levar de 15 a 60 dias. Nesse período, ajustes podem ser feitos.

Filla diz que a Urbs, empresa que administra o transporte coletivo na capital, registrou problemas pontuais, ontem, apenas nas linhas alimentadoras do Xaxim e no alimentador Maracanã-Linha Verde. "O itinerário dos alimentadores do Xaxim é novo para os motoristas. Isso pode ter ocasionado atrasos", explica. Segundo ele, pela tabela, o Xaxim-Capão Raso deve passar a cada 15 minutos e o Xaxim-Linha Verde a cada 17. Já o Maracanã-Linha Verde pode ter tido problemas ocasionados pelo trecho em obras da própria Linha Verde. Na Rio Bonito, segundo a Urbs, não foram feitas modificações e nem constatados atrasos.

De forma geral, o início da operação foi considerado normal pela Urbs. "Recebemos vários pedidos de informação, mas isso sempre ocorre nas mudanças", diz Filla. O ator principal do sistema, o Pinheirinho-Carlos Gomes, atingiu a ocupação máxima de apenas 60% ontem. "Isso é normal até as pessoas descobrirem que está é uma boa alternativa", explicou Filla.

A nova linha é projetada para transportar 32 mil passageiros por dia útil. Os novos ônibus passarão em um intervalo de quatro minutos, nos horários de pico, e de dez minutos, em horários de menor movimento.

* * * * *

Interatividade

Você enfrentou problemas com a nova linha Pinheirinho-Carlos Gomes ou com as linhas alimentadoras?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br ou deixe seu comentário abaixo

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.