Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
História

Literatos se reúnem para reviver encontros na Lapa

Associação Literária parou em 1894, mas foi retomada em 2004

Uma das entidades culturais de maior relevância histórica para o Paraná, a Associação Literária Lapeana (ALL), realizou ontem, no Theatro São João, o evento "Revivendo uma Noite", que relembrou os antigos encontros de literatos da Lapa. Na ocasião, foi empossada a nova diretoria da associação. Também foram doadas ao acervo do Instituto Histórico Cultural do município duas casacas utilizadas pelo último presidente da tradicional instituição, o médico João Cândido Ferreira. A entrega foi feita pelo neto do médico, João Cândido Ferreira Cunha Pereira.

João Cândido Ferreira representa uma grande figura histórica para a Lapa. Ele foi prefeito da cidade em 1894, época do Cerco da Lapa, quando todos os habitantes da cidade se mobilizaram para conter o avanço da Revolução Federalista. Além de líder político, destacou-se ainda como capitão-médico durante os combates. Foi vice-presidente do estado no começo do século passado, chegando a assumir a presidência na ausência do então presidente Vicente Machado. Além disso, exerceu mandatos de deputado estadual e federal.

Fundada em 1873, a associação tinha como principal objetivo difundir a literatura local. Suas atividades tiveram de ser paralisadas em 1894, por força do Cerco da Lapa. Depois disso, a associação só voltou a reabrir as portas em 2004. "Foi mais uma das nossas principais iniciativas para resgatar a história da Lapa", destaca a presidente do Instituto Histórico e Cultural da cidade, Maria Inês Borges da Silveira.

Além dessa iniciativa, o instituto desenvolve, desde 2003, diversas ações que destacam o patrimônio e o acervo histórico da cidade. Entre as atividades, destacam-se mostras de artes, lançamentos de livros, festival de imagem, restauros na Matriz Santo Antônio e no Museu do Tropeiro. Além disso, houve a reativação do Theatro São João, ponto de encontro dos integrantes da Associação Literária no século 19.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.