Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio ambiente

Litoral tem apreensão recorde de palmito

Palmito-juçara: só neste ano, 1,7 mil cabeças apreendidas | Divulgação Força Verde
Palmito-juçara: só neste ano, 1,7 mil cabeças apreendidas (Foto: Divulgação Força Verde)

Em apenas três dias, os policiais da Força Verde da Polícia Militar do Paraná conseguiram apreender 1.791 cabeças (árvores) de palmito-juçara, espécie ameaçada de extinção, em áreas de Mata Atlântica no Litoral. O volume é recorde e equivale a 89% de todas as apreensões de 2009, quando foram recolhidas 2.005 cabeças, segundo dados da própria corporação.

Em uma dessas três ações, fo­­ram presos Irene Silva da Veiga, funcionária da prefeitura de Gua­­ratuba, e o filho dela, Fábio Veiga Maia, que foram flagrados com 840 unidades do palmito in natura. Segundo o balanço da Força Verde, desde o dia 1.º de ja­­neiro deste ano a quantidade de palmito-juçara apreendida chega a 1.887.

A primeira apreensão deste ano aconteceu no dia 3 de janeiro, quando um homem foi preso, em Guaratuba, com três armas e 96 cabeças de palmito. No último sábado, outras 153 unidades foram encontradas em uma fábrica clandestina na região de Cubatão, também em Guaratuba. Além do produto in natura, os policiais prenderam o responsável pelo local e encontraram 340 vidros com o palmito envasado e um arsenal de armas. Duas espingardas, nove facões e cerca de 70 projéteis foram encontrados na fábrica clandestina, onde era feita a recarga ilegal de cartuchos usados.

No domingo, a funcionária da prefeitura de Guaratuba foi flagrada transportando em um caminhão 840 cabeças de palmito extraídas ilegalmente na área de proteção ambiental do Guari­cana, pertencente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no município de São José dos Pinhais, próximo à divisa com Guaratuba. Ela foi encaminhada à Polícia Federal em Paranguá porque desmatou uma área federal.

Na madrugada de segunda-feira, o fim de semana recorde foi encerrado com a apreensão de mais 798 unidades in natura do palmito-juçara na PR-405, entre Guaraque­çaba e Antonina. O produto foi achado dentro de um carro, abandonado pelo motorista ao perceber uma blitz policial. Ninguém foi preso, mas a Força Verde garante que o proprietário do automóvel será responsabilizado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.