
Comerciantes instalados na Rua Francisco Rocha, no bairro Bigorrilho, em Curitiba, estão reclamando da mudança feita pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) em um trecho entre as ruas Padre Anchieta e Martin Afonso. Na última segunda-feira, o estacionamento localizado na rua até então não regulamentado foi transformado em uma nova faixa de rolamento para conversão à esquerda.
De acordo com Paulo Bueno Neto, presidente da Associação de Moradores e Empresários do Bigorrilho e Campina do Siqueira, a mudança ocorreu sem qualquer consulta aos oito comerciantes do local. "Como ficam aqueles comerciantes? Eles dependem do estacionamento. Curitiba faz tudo pelos carros, se continuar assim, não teremos mais espaço", afirma.
Segundo Marco Aurélio do Brasil, proprietário de uma loja de informática no trecho, o movimento caiu nos últimos dias. "Desde que a Urbs tirou o estacionamento nós fizemos apenas três manutenções. O normal é 60. Esta mudança não tem lógica, o movimento de veículos não justifica. O que precisamos, de verdade, é de estacionamento regulamentado", protesta. O dono de um açougue, Carlos Ângelo Farias da Silva, afirma que nenhum cliente vai comprar se não tiver estacionamento. "Ele não vai estacionar na quadra de cima ou na de baixo para comprar carne", reclama.
Justificativa
De acordo com a Urbs, o estacionamento foi substituído por uma faixa de tráfego para dar mais fluidez ao trânsito, principalmente para aqueles veículos que vão converter à esquerda na Rua Martin Afonso (veja no infográfico). Segundo a empresa, toda mudança é feita com base em um estudo prévio que analisa todas as necessidades da região, principalmente em relação à segurança dos motoristas e dos pedestres.
Em relação aos comerciantes, a Urbs diz que eles não serão prejudicados, já que 29 vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR) serão colocadas nas quadras de cima e de baixo da Rua Francisco Rocha, no trecho entre a Rua Padre Agostinho e a Padre Anchieta e entre a Martin Afonso e a Alameda Júlia da Costa, o que aumenta a rotatividade de carros e de clientes. As novas vagas incluem duas exclusivas para idosos, duas para deficientes físicos e quatro de parada livre com pisca-alerta, onde se pode estacionar por, no máximo, 15 minutos.
Essas vagas são parte de um projeto que prevê a implantação do EstaR em um eixo formado pela Rua Padre Anchieta e onze ruas transversais, que ficam nas proximidades do Terminal Campina do Siqueira e da Praça da Ucrânia, na Rua Capitão Souza Franco. Nos primeiros dias após a implantação das vagas, agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs apenas orientam os motoristas. A exigência de cartão que deve ser deixado preenchido no painel do carro e custa R$ 1 só é iniciada uma semana depois da sinalização, feita pelas equipes da Diretran.* * * * *
Interatividade
As mudanças na Francisco Rocha eram necessárias? Por quê?
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