Um acidente ocorrido por volta das 11h desta terça-feira (19) dentro do pátio da América Latina Logística (ALL), na zona norte de Londrina, causou o vazamento de milhares de litros de óleo no Ribeirão Lindoia. De acordo com a assessoria da ALL, o vagão rompeu durante uma manobra dentro do pátio ferroviário, onde se faz a montagem dos trens, derramando cerca de 40 mil litros de óleo. Parte do material foi contida por sucção, mas uma quantia ainda não estimada acabou atingindo o ribeirão, pelas galerias pluviais, por conta das fortes chuvas que caíram na cidade nesta terça.
A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) informou que a ALL montou três barreiras duas de contenção no Lago Norte e na Avenida Francisco Gabriel Arruda, e uma de absorção nas proximidades do Residencial Vista Bela - para impedir que o óleo chegue ao Lago Norte. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, os danos ao meio ambiente ainda não foram avaliados, uma vez que a preocupação inicial é conter o avanço do óleo. "A barreira de absorção retém esse material e depois faremos a retirada com caminhões de sucção."
Segundo o secretário, a Sema irá autuar a ALL pelos artigos 61 e 62 do Decreto Federal 6514, que dispõem sobre poluição a recursos hídricos e que afetem a saúde humana e a biodiversidade. "Um agravante é que a ALL não nos comunicou. Ficamos sabendo do acidente somente na quarta por meio de um agente da CMTU. Poderíamos ter atuado em conjunto com a empresa se soubéssemos antes", disse Pereira.
Por meio de assessoria, a ALL disse que informou o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) assim que ocorreu o acidente, e instalou barreiras de contenção do vazamento e transbordo do vagão descarrilado. Segundo a nota, técnicos em meio ambiente da empresa, acompanhados pelo IAP, trabalharam em conjunto para conter o vazamento. "A empresa realiza o monitoramento do local e continuará tomando todas as medidas necessárias, conforme orientação dos órgãos ambientais. A ALL abriu sindicância para apurar as causas do acidente."



