Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aedes Aegypti

Londrina entra em epidemia de dengue

Município registra 328 casos para cada 100 mil habitantes. Agora são 32 cidades do Paraná que vivem epidemia da doença

 | Raul Santana/Fiocruz Imagens
(Foto: Raul Santana/Fiocruz Imagens)

Desde a última quinta-feira (17) Londrina está oficialmente em epidemia de dengue. Segundo o informe técnico extra publicado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde, a cidade da região Norte do estado acumula de agosto até o início desta semana 1.803 casos confirmados da doença. São 328 casos a cada 100 mil habitantes, o que caracteriza um estado de epidemia– pelos critérios do Ministério da Saúde, a partir de 300 casos a cada 100 mil habitantes a doença é considerada epidêmica.

Com isso, o Paraná passa a ter 32 municípios sofrendo com epidemia de dengue. Na última terça-feira (15), Santa Cecília do Pavão entrou nessa lista. Outros 34 municípios do estados estão em estados de alerta , isso ocorre quando a localidade apresenta entre 100 e 300 casos para cada 100 mil habitantes.

O Secretário Municipal de Saúde, Gilberto Martin, colocou como um dos fatores para a situação de Londrina o fato de ter sido interrompido na cidade o serviço de fumacê, que é a aplicação de inseticida para combater a forma alada do mosquito. De acordo com nota da Secretaria de Saúde do Município, o serviço deve ser restabelecido na semana que vem.

No fim, de fevereiro, a Secretaria Estadual de Saúde admitiu que havia restringido o uso do fumacê no estado devido à falta do veneno. O inseticida utilizado para o combate ao mosquito é enviado pelo Ministério da Saúde, que não forneceu o total solicitado pelo estado. Por esse motivo, o uso do veneno passou a ser racionado.

Em cidade como Paranaguá, que estão há meses vivendo uma epidemia de dengue, a aplicação do inseticida com o carro foi substituída pelo uso de pulverizador costal. Nessa modalidade, o uso do produto utilizado a cada vez é menor.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.