• Carregando...

Perigo

A dengue em números e estatísticas:

- Entre 2000 e 2005, foram registrados 902 mil casos de dengue no mundo. Um contraste em relação ao Brasil, que só em 2010 teve em torno de 1 milhão de casos registrados.

- Em 2003 e 2007, anos de grandes epidemias de dengue no Paraná, foram registrados de 15 a 20 casos da doença por dia nas primeiras semanas de fevereiro. Nas primeiras semanas de abril, o número saltou para 180 casos diários.

- Temperaturas entre 18°C e 32°C e clima chuvoso são ideais para o mosquito da dengue se reproduzir. Acima ou abaixo disso, o ambiente fica desfavorável.

- Os profissionais da área da saúde acreditam que o número real de pessoas infectadas seja dez vezes maior que o de casos confirmados. Como muitas pessoas confundem os sintomas da dengue com os de um resfriado, se medicam em casa e não procuram atendimento médico.

A Secretaria de Saúde de Londrina pediu apoio da Defesa Civil nos mutirões de limpeza para eliminar focos e possíveis criadouros do mosquito da dengue na cidade. Na segunda-feira, a secretária Ana Olympia falou em solicitar o reforço do Exército, mas descartou a possibilidade, pelo menos inicialmente, ontem à tarde. A cidade já confirmou 638 casos e registrou a primeira morte do ano no Paraná.

O chefe do setor da Defesa Civil da 3.ª Regional de Londrina, capitão Luiz Alberto Bueno Cândido, disse que a primeira reunião para definir a forma de trabalho já foi realizada. Porém, ainda não foram definidos prazos nem o número de pessoas que devem participar dos mutirões. "As ações de limpeza estão sendo feitas diariamente. A nossa intenção é dar suporte logístico e apoio técnico em relação à organização e ao comando das ações", explica. Segundo Ana Olympia, seriam necessárias pelo menos 50 pessoas e quatro caminhões para realizar a limpeza geral da cidade.

Paraguai

Com mais de 200 casos de dengue confirmados e duas mortes, Ciudad del Este é a segunda cidade mais afetada no Paraguai. O avanço da doença no país vizinho vem preocupando as autoridades sanitárias de Foz do Iguaçu. "A proximidade, a estrutura de saúde precária e o grande fluxo de pessoas entre os dois países sempre é algo que levamos em conta quando se trata de ações de bloqueio de doenças com grande risco de surto ou epidemia", observou o secretário de Saúde de Foz, Chico Brasileiro.

Segundo ele, apesar de ser a quarta cidade do estado com mais casos – 104 confirmados – a situação está sob controle. Com 27 unidades básicas de saúde e duas unidades 24 horas, o município garante que vem suprindo a demanda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]