Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sistema carcerário

Londrina terá penitenciária industrial

O secretário estadual de Obras, Julio César de Souza Araújo Filho, anunciou na quarta-feira (13) a construção de uma nova penitenciária em Londrina, Norte do Paraná. O secretário informou que até o primeiro semestre de 2009 deve ser aberta a licitação para a execução de uma unidade prisional industrial com capacidade para 500 detentos.

O presídio deve ser instalado na zona sul. O prefeito Nedson Micheleti confirmou a negociação com o governo do Estado para a doação de um terreno. Ele não soube dizer exatamente a localização, mas afirmou que, em poucos dias, o governo do Estado já deve receber a área.

O modelo da nova penitenciária foi definido pelo secretário de obras como inédito no Estado. Conforme afirmou ele, a unidade deve funcionar em conjunto com empresas da região no treinamento e utilizando a mão-de-obra dos detentos. "Vai ser uma penitenciária piloto com cinco blocos e trabalhando com as empresas da região. Queremos que os presos trabalhem e, depois que cumprirem suas sentenças, possam ser incorporados aos trabalhadores das empresas", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.