O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou em revista à tropa nesta terça-feira (7) e, com isso, abriu o tradicional desfile de 7 de Setembro, que celebra a independência do Brasil. Está prevista a participação de cerca de 3,5 mil militares e civis na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
De acordo com o Ministério da Defesa, que organizou o evento, o desfile será composto de duas partes, a civil e a militar, cada uma com duração de 45 minutos. O desfile civil contará com a participação de grupos culturais, que representarão escolas, tradições regionais, danças e apresentações musicais. A parte militar, por sua vez, terá a esquadrilha da fumaça, a Força Expedicionária Brasileira, a famosa pirâmide da polícia do Exército em cima de uma moto adaptada, e para-quedistas, além de escolas militares, do corpo de bombeiros, de tropas hipomóveis, dos fuzileiros navais, e de tropas do Exército na selva, pantanal, montanha e caatinga. O Ministério da Defesa informou que haverá o desfile de 107 viaturas, 50 motocicletas e de 250 cavalos.
Por conta do clima seco, o desfile foi reduzido para 45 minutos na parte civil e de outros 45 minutos na parte militar, a exemplo do que ocorreu no ano passado. O objetivo é evitar o horário mais forte do sol. Antes, o desfile era realizado em até duas horas e meia.



