• Carregando...

Foz do Iguaçu – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou o espaço disponível no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), situado na Itaipu Binacional, como excepcional para a instalação da futura Universidade do Mercosul, prevista para entrar em funcionamento em 2008. Lula chegou por volta das 16h30 a Foz do Iguaçu onde permanece até hoje pela manhã para cumprir uma agenda na condição de presidente e candidato.

Segundo Lula, o projeto para criar uma universidade no Mercosul com diversos câmpus é um sonho do Brasil e de outros países. "Deveríamos ter uma universidade com vários câmpus para que possamos dar uma dimensão internacional na formação dos estudantes. Penso que isso possa acontecer para contemplar todos os países da América do Sul e do Mercosul", afirmou.

Durante a visita ao PTI, Lula conheceu uma sala de aula, o Laboratório de Máquinas Industriais, a Fábrica de Empreendedores e uma das empresas incubadas no parque. Segundo ele, o século 21 será o século do Brasil e da América do Sul e a educação é fundamental nesse contexto. "Nós não temos o direito de jogar nenhuma oportunidade fora e a educação é a base para o Brasil", salientou.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, que integrou a comitiva do presidente, disse que as chances do PTI receber a Universidade do Mercosul são grandes. "Há grandes chances pelo que o presidente viu e pelo relatório feito pelo Ministério da Educação (MEC)". Segundo Haddad, há R$ 12 milhões no orçamento de 2007 disponível para o projeto.

Em Foz do Iguaçu, os cursos serão definidos mediante conversas com a Itaipu Binacional, alguns provavelmente devem ser na área de engenharia e tecnologia. Além de Haddad, acompanharam Lula no PTI os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo; de Minas de Energias, Silas Rondeau; e de Ciência e Tecnologia,Sérgio Rezende.

O projeto global prevê a criação de uma universidade bilíngüe com uma sede e câmpus em outros estados brasileiros e países, cujos diplomas serão válidos em todo o Mercosul.

O protocolo de criação da Universidade do Mercosul já foi assinado pelos presidentes Lula e da Argentina, Néstor Kirchner. Atualmente, o projeto está sendo apreciado pelo Paraguai , Venezuela e Uruguai.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]