Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
“Café com o presidente”

Lula diz que Brasil se esforçará para resgatar todas as vítimas do vôo 447

Presidente comentou sobre recente viagem pela América Central. Lula elogiou também decisão da OEA de reabrir portas para Cuba

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou seu programa de rádio semanal, o "Café com o presidente", que foi ao ar na manhã desta segunda-feira (8), com uma mensagem para as pessoas que têm parentes desparecidos após acidente com o voo 447 da Air France, no início da semana passada. Ele disse que o governo irá se empenhar em encontrar todas as vítimas.

"O governo vai continuar fazendo esforço, através da Marinha, Aeronáutica, para encontrar, se possível, todos os corpos. Sabemos o que significa para uma família receber o seu ente querido desaparecido. Por isso, nós vamos fazer tudo o que estiver ao alcance para encontrarmos tudo o que for possível, principalmente os corpos, porque nesse momento de dor não vai resolver o problema, mas já é um conforto para a família saber que está enterrando o seu ente querido", afirmou.

Abrindo portas

Lula falou também sobre sua recente viagem pela América Central. Ele considerou importante a aproximação com El Salvador, Guatemala e Costa Rica, e admitiu que a intenção é usar alguns países para abrir portas para produtos e serviços brasileiros nos Estados Unidos.

"A ida a El Salvador foi para prestigiar a posse do presidente Maurício Funes, uma conquista dos setores progressistas da sociedade latino-americana. É um avanço para a democracia na América Latina", disse o presidente.

A viagem à Guatemala teve um outro peso. "Temos parceria na construção de políticas públicas. Muitas das coisas que aplicamos aqui, o presidente Colom está aplicando na Guatemala, como o Bolsa Família, o Restaurante Popular, o Escola Aberta. É importante que a gente construa parceria, sobretudo na área do biocombustível, para que a gente possa, através deles, vender o etanol brasileiro aos EUA", afirmou Lula.

A política de boa vizinhança com a Costa Rica deve ajudar, segundo Lula, na descoberta de um caminho alternativo e indireto para entrar na economia dos EUA. "Há uma possibilidade imensa da exportação da engenharia brasileira, de serviços para construir estradas, aeroportos, hidrelétricas. É sempre uma porta aberta para que o Brasil possa adentrar os EUA com produtos que são taxados, se forem vendidos diretamente do Brasil".

Cuba

O presidente também repetiu o discurso de contentamento com a nova posição da Organização dos Estados Americanos (OEA) com o governo de Cuba. "É importante, porque a OEA fez um reparo numa decisão tomada em 1962. Há muito tempo Cuba está afastada. Foi uma decisão de consenso. Se os cubanos vão entrar ou não é outra história".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.