Rio (AG) O Ibope divulgou na sexta-feira à noite mais números da pesquisa sobre a eleição presidencial feita sob encomenda da revista IstoÉ. Ao contrário do que foi informado pela revista, o instituto fez também simulações para o segundo turno, com cinco cenários possíveis.
No primeiro deles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 42% das intenções de voto contra o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), com 45%, empatados tecnicamente, dentro do limite da margem de erro. Brancos e nulos somam 9%. Não souberam ou não quiseram opinar 3% dos pesquisados.
Na segunda hipótese de disputa, o candidato do PSDB é Geraldo Alckmin.
Neste confronto, Lula tem 48% das intenções de voto, o governador de São Paulo 35% e nulos e brancos chegam a 13%. Não opinaram, 4%.
Em um terceiro cenário, Lula enfrenta Anthony Garotinho (PMDB), vencendo por 49% a 30%. Brancos e nulos somam 17% e 3% não opinaram.
RJ x SP
Quando a disputa é entre o ex-governador do Rio e o prefeito de São Paulo, Serra conquista 54% das intenções de votos, e Garotinho 26%. 5% dos pesquisados preferiram não opinar e declararam a intenção de anular ou votar em branco, 15%.
No último cenário, a disputa é entre Geraldo Alckmin e Anthony Garotinho. O tucano tem 37% das intenções de votos e Garotinho 38%, em empate técnico. Brancos e nulos somam 18% e 7% não opinaram.
Foi possível comparar a pesquisa atual com outra, realizada em dezembro. Na pesquisa de dezembro, em um confronto entre Lula e Serra, o presidente tinha 35%, e agora alcança 42%. Serra tinha 48% e caiu para 45%, configurando empate técnico, no limite da margem de erro.
Os nulos e brancos passaram de 12% para 9%. Em dezembro, 4% não opinaram, número que caiu para 3% agora.
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidos 2.002 eleitores, em 143 municípios, entre os dias 12 e 16 de janeiro. O registro da pesquisa no TSE é 236/2006.
A revista IstoÉ não esclareceu os motivos pelos quais não divulgou o resultado completo da pesquisa.



