Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trânsito

Lula ignora Temporão e aprova mototáxi

Brasília - Ignorando alerta do Ministério da Saúde, o presidente Luiz Inácio Lu­­la da Silva sancionou ontem a lei que regulamenta a profissão de mo­­­­­­­­totaxista. Segundo estimativas da categoria, há hoje no país 500 mil profissionais em atividade em 3,5 mil municípios, mas, com a lei, o número deve dobrar. Após a apro­­vação do projeto no Congres­­so, o ministro da Saúde, José Go­­mes Temporão, o qualificou como preocupante devido aos altos índices de mortes por acidentes de moto – 19 por dia, segundo os dados mais recentes.

Ontem, voltou a criticar o mo­­totáxi: "Moto é um problema". "Vamos ter de nos debruçar e reforçar as campanhas de educação para motoqueiros." Segundo ele, o setor de saúde, como sempre, é que vai ter de enfrentar essa situação.

O ministro da Cidades, Márcio Fortes, disse que a lei traz avanços ao estabelecer requisitos básicos de segurança. "Não podemos fechar os olhos à realidade. Essa atividade já existe e precisava ser regulamentada." A lei traz exigências como colete de segurança e curso especializado para transportar passageiros em motos. A atividade só poderá ser exercida por maiores de 21 anos de idade com ao menos dois anos de carteira de habilitação de moto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.