Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Senado

Lula se irrita com pergunta sobre absolvição do presidente do Congresso

Oslo, Noruega – A crise envolvendo o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) tirou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do sério ontem horas antes de sua despedida da Noruega, última etapa do giro pelos países nórdicos. O presidente demonstrou irritação e se recusou a responder a uma pergunta sobre a participação do governo na absolvição de Renan no plenário do Senado, na última quarta-feira.

Lula passou dois dias sendo questionado sobre o tema. Na véspera, na Dinamarca, tergiversou sobre a decisão dos senadores, mas não respondeu à pergunta concreta que lhe foi dirigida, sobre o papel do PT no episódio. Ontem, evitou dar qualquer palavra sobre o caso.

Numa breve coletiva de imprensa ao lado do premier norueguês, Jens Stoltenberg, Lula foi questionado pela repórter do jornal O Estado de S. Paulo se o governo orientou o PT a absolver o presidente do Senado e se irá pressionar para que Renan Calheiros, agora, se licencie do cargo.

Balançando a cabeça, com expressão irritada, o presidente respondeu: "Eu só lamento que na minha despedida eu tenha que falar do Brasil. Seria tão mais fácil um jornalista lá no Brasil ligar para o presidente do PT e receber todas as informações", afirmou o presidente petista.

"Eu estou terminando uma viagem de uma semana, estou tão cansado quanto vocês. E não é justo que esta viagem não tenha despertado nenhuma curiosidade ao Estadão", disse, dando o assunto por encerrado.

Estrangeiros

Tratamento diferente foi dispensado minutos depois a jornalistas noruegueses que também fugiram do tema da viagem de Lula. Uma estrangeira, por exemplo, o questionou sobre sua relação com os líderes de esquerda latino-americanos, entre eles o venezuelano Hugo Chávez.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.