Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Governo

Lula viaja e deixa comunista na Presidência

Brasília – O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), pretende ser discreto na rápida passagem na Presidência da República. Rebelo recebeu ontem o cargo do presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva, que viajou para a Venezuela, e dividirá a interinidade entre São Paulo e Brasília.

É a primeira vez que um comunista assume o governo. Terceiro nome na linha de substituição do presidente da República, o presidente da Câmara ocupa o posto por causa da licença médica do vice-presidente reeleito José Alencar, que está em Nova Iorque (Estados Unidos) fazendo tratamento de saúde.

No dia 30, Rebelo ocupará outra vez o governo, uma vez que Lula viajará para a África e a licença de Alencar se estenderá até o dia 7.

O presidente da Câmara se limitará ao caráter burocrático nessa primeira interinidade. Não ocupará a cadeira do presidente e despachará na sala ao lado do gabinete presidencial.

Rebelo manteve a agenda de presidente da Câmara, marcada para hoje: faz uma palestra na Fundação Mário Covas, em São Paulo. Depois disso, às 15 horas, segue para Brasília e vai direto para o Palácio do Planalto.

O único compromisso oficial é a entrega da Medalha do Mérito Desportivo para o maratonista brasileiro Marilson Gomes dos Santos, que ganhou a maratona de Nova Iorque no dia 5. Mas Rebelo estará aberto à visita de colegas.

Um dos principais quadros do PC do B, ele foi reeleito neste ano para o quinto mandato na Câmara.

Na gestão Lula, exerceu cargos de peso. Foi líder do governo e ministro de Coordenação Política. Em 2005, assumiu o comando da Câmara com a renúncia do então presidente Severino Cavalcanti (PP-PE).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.