Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Hora do Planeta

Luzes serão apagadas por uma hora em 10 monumentos de Curitiba

Teatro Paiol será um dos monumentos de Curitiba que terá as luzes desligadas no sábado | Orlando Kissner/SMCS
Teatro Paiol será um dos monumentos de Curitiba que terá as luzes desligadas no sábado (Foto: Orlando Kissner/SMCS)

A iluminação de dez monumentos de Curitiba será desligada por uma hora nesta sábado (28). As luzes ficarão apagadas entre as 20h30 e as 21h30, simbolizando a participação da cidade na Hora do Planeta 2009, evento mundial de combate ao aquecimento global. A ação promovida pela Rede WWF na capital é encabeçada pela Fundação O Boticário.

A prefeitura informou que desligará a iluminação dos seguintes monumentos e espaços: Teatro Paiol, Fonte dos Anjos, Torre da Biodiversidade, Estufa do Jardim Botânico, monumento de bambu da Linha Verde, as fontes das praças Santos Andrade e Generoso Marques, Portais de Santa Felicidade e Polonês, pista de atletismo da Osvaldo Cruz e cancha polivalente da Praça Ouvidor Pardinho.

A Hora do Planeta também terá a adesão do Festival de Curitiba, que vai apagar simbolicamente, por um minuto, as luzes dos oito teatros que recebem espetáculos da mostra, antes do início das apresentações, às 21horas. A mobilização também deve atingir restaurantes e bares da cidade. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR) está incentivando os associados a promoverem jantares à luz de velas, conscientizando seus clientes sobre a necessidade de reduzir o consumo.

A rede Wal-Mart, que inclui BIG e Mercadorama, também vai participar da ação. Os supermercados vão apagar um terço das lâmpadas da área de vendas e algumas unidades apagarão também seus letreiros. Além disso, toda a área administrativa das lojas, centros de distribuição e escritórios terão as luzes desligadas. Os locutores das lojas explicarão a razão da iluminação reduzida e darão dicas sobre consumo consciente para os clientes.

Como participar

Qualquer pessoa pode aderir ao movimento. Basta apagar as luzes no dia e hora da ação. Quem quiser assinar o compromisso em nome do combate ao aquecimento global, pode se registrar no site do WWF-Brasil – www.horadoplaneta.org.br.

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour. Na primeira edição, realizada em 2007 na Austrália, 2 milhões de pessoas desligaram suas luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas de todas as partes do mundo aderiram à ação. Em 2009, a Hora do Planeta pretende atingir 1 bilhão de pessoas em mil cidades.

Outras adesões

De acordo com a Fundação O Boticário também já confirmaram a adesão: Hotel Estância Betânia, Associação Junior Achievement do Paraná, Academia Gustavo Borges, Academia Cia. Athletica, Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Monitore Engenharia e 41 Planejamento Ambiental, Elo Agência Sócio Ambiental, OpusMúltipla Comunicação, Agencia Radioweb, Lúmen FM, GW Comunicação S.A., RIC TV, Band TV, TV Sinal – Assembléia Legislativa, Interage Agência Experimental de Comunicação da Unibrasil, concessionária Ford Slaviero, Spaipa Indústria Brasileira de Bebidas e Grupo Negresco (Negresco Administração e Participações, Crediparaná Serviços Financeiros, Sascar Tecnologia e Segurança Automotiva Ltda., Empreendimentos Agropecuários Cambijú, Instituto Lico Kaesemodel, Associação dos Colaboradores do Grupo Negresco e MG-PAR Comércio de Mármores e Granitos Ltda.).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.