• Carregando...

Na hora de brincar, o filho de 5 anos de Ivone Maria Titton Calderari Patrão, 35 anos, tirava do armário todos os brinquedos. A casa ficava uma bagunça e a mãe, estressada. Hoje o guarda-roupa tem chave. João Antônio escolhe um único brinquedo e precisa guardá-lo antes de apanhar outro. A estratégia para ajudá-lo a criar o hábito da ordem foi adotada por Ivone com a ajuda da Escola do Bosque Mananciais, onde matriculou o filho quando ele tinha pouco mais de 1 ano. “Eu pensava que deveria começar a ensiná-lo quando ele tivesse mais idade. Na escola me disseram que a faixa etária de ouro para educar o filho é até 6 anos. Devemos ajudá-lo a construir hábitos que no futuro se tornem valores”, conta.

O modelo utilizado por Ivone inclui ações para tornar o filho mais autônomo na hora de dormir, comer e tomar banho. Quando João tinha cerca de 1 ano, ela passou a colocá-lo ainda acordado no berço, para que adormecesse sozinho no quarto, no horário estipulado pelos pais. “Na primeira noite ele chorou 40 minutos até dormir, na segunda demorou 20 minutos e na terceira, apenas 5. Em três noites o problema estava resolvido”, diz. João também foi estimulado a comer segurando o próprio garfo, esperar na mesa até todos acabarem a refeição e a tomar banho sozinho. “Começamos dando o sabonete e pedindo para ele se lavar. Depois fazíamos uma revisão. Mais tarde ele mesmo passou a lavar o cabelo sozinho”, afirma.

A mãe conta que as orientações passadas pela escola mudaram a forma de a família enxergar a educação do filho. As novas rotinas melhoraram o clima da casa e serviram como estímulo para os pais terem outras crianças. Hoje João é o mais velho de três irmãos: Isabel, de 3 anos, e os gêmeos Laura e Francisco, de 9 meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]