• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Com a decisão da prefeitura de fechar 41 turmas de berçário para ampliar as vagas destinadas às crianças com idades entre 4 e 5 anos, uma mãe decidiu abrir um abaixo-assinado online para pedir a suspensão da medida. Até as 15 horas desta quinta-feira, pouco mais de 60 pessoas haviam assinado a petição. O objetivo é chegar a 250, pelo menos.

“Como mãe (e na espera de uma vaga no berçário também), me sinto na obrigação e dever (de) correr atrás do que é nosso por direito”, escreveu Magie Ventura Contieri. Com uma filha de 6 meses, Magie aguarda uma vaga no CMEI Parigot de Souza, no Sítio Cercado. Apesar de essa unidade não estar na lista das que não terão berçário no início de 2016, ela afirma ter recebido a informação de que o atendimento ali para novos alunos seria apenas a partir do maternal.

Fechamento de berçários dificulta a vida de de famílias em Curitiba

Leia a matéria completa

O fechamento de 17% das turmas de berçário da cidade deixará 25 CMEIs sem atendimento nessa faixa etária. Segundo a prefeitura, a abertura das turmas nas unidades passou a considerar a demanda local de cada CMEI e que, por isso, algumas unidades priorizam o atendimento de uma determinada faixa etária. Disse também que há casos de unidades que já não contavam com berçários há muitos anos ou mesmo desde a sua abertura.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que quando ocorre o fechamento de uma turma em uma unidade, há sempre outra na região onde o atendimento fica mantido. Além disso, diz a pasta, o fechamento será contornado ao longo de 2016 com a inauguração de 24 novos CMEIs. Ao todo, diz a prefeitura, serão 74 novas turmas – chegando a 278 turmas de berçários em dezembro de 2016.

O anúncio do fechamento dos berçários ocorreu em 14 de dezembro, em uma nota na qual a prefeitura destacava o aumento de 24,39% no número de crianças atendidas pela educação infantil. Serão 11.237 novas vagas ofertadas neste ano – sendo 2.360 para crianças de zero a 3 anos e 8.877 para alunos de 4 a 5 anos. As turmas para crianças na faixa dos 3 aos 5 anos pulará de 490 para 558 em 2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]