• Carregando...
30 pessoas trabalham desde as 7 horas na fabricação do pão | Aniele Nascimento
30 pessoas trabalham desde as 7 horas na fabricação do pão| Foto: Aniele Nascimento
  • Apenas para untar a fôrma, foram utilizados 20 quilos de banha

Curitiba está prestes a entrar para o livro dos recordes como sede da fabricação do maior pão do mundo. O produto, de 1,5 tonelada, deve ficar pronto até as 14h30 desta quinta-feira (13) e será estabelecido no bairro Campo Santana, onde um grupo de 30 pessoas trabalha desde as 7 horas na fabricação.

Para a massa foram utilizados mil quilos de farinha de trigo, 1.440 ovos, 40 quilos de fermento, 100 quilos de açúcar, 20 quilos de sal, 40 quilos de margarina, 40 quilos de leite em pó, dois quilos de lecitina de soja, dois quilos de extrato de malte, quatro litros de azeite de oliva e 320 litros de água. Apenas para untar a forma, foram 20 quilos de banha.

"Até agora deu tudo certo. O único problema, que atrasou um pouco o trabalho, foi a chuva", diz Joaquim Cancela Gonçalves, presidente do Sindicato da Panificação do Paraná e organizador do evento. Ele conta que às 13 horas a massa ficou pronta e foi colocada na fôrma para crescer antes de ir para o forno. O momento foi aplaudido por todos os presentes.

Três misturadeiras, dois dosadores de água, dois cilindros e uma fôrma de 19,2 x 2,95 metros, com 190 condutores de calor serão necessários para o cozimento. De acordo com Murilo Cezar Ribas, gerente nacional de vendas da empresa que cedeu os equipamentos, a fôrma é utilizada por padarias e supermercados de grande porte. "A massa que está sendo utilizada equivale a 30 mil pãezinhos de 50 gramas", conta.

A fabricação acontece no barracão da Cerâmica GAI, na Rua Delegado Bruno de Almeida, 5.640, no bairro Campo Santana, próximo do Caximba, em Curitiba. A partir das 14 horas o local estará aberto ao público para a distribuição de pedaços do produto.

Parte da massa será destinada às crianças do Pequeno Cotolengo e do Lar Moisés, de Curitiba. Todo o processo de feitura está sendo acompanhado pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). Representantes do Guinness World Records também estão no local.

Segundo o Guinness, o atual recorde pertence a um grupo que produziu um pão de 1,1 tonelada, em 2001, na Polônia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]