Chega a 67,2% o percentual de professores dos anos finais do ensino fundamental que não têm formação na disciplina que ensinam. Os dados, de 2013, foram consolidados pelo movimento Todos pela Educação com base no Censo Escolar. No ensino médio, a parcela de docentes sem formação nas áreas que ensinam é de 51,7%.
Segundo os dados, de um total de 1.354.840 professores de ensino fundamental no Brasil, 444.127 (32,8%) têm licenciatura na área que atuam. As disciplinas com maiores proporções de formados ensinando nas próprias áreas são Língua Portuguesa (46,7%), Educação Física (37,7%) e Língua Estrangeira (37,6%). As menores são Artes (7,7%), Filosofia (10%) e Geografia (28,1%).
Já no ensino médio, Português (73,2%), Educação Física (64,7%) e História (58,1%) são as áreas com maior parcela de docentes que ensinam as disciplinas nas quais se formaram. Artes (14,9%), Física (19,2%) e Filosofia (21,2%) têm as menores proporções, segundo os dados do Todos pela Educação.



