Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
curitiba

Mais de 74,5 mil famílias aguardam na fila da Cohab

Em cinco anos, número de pessoas que esperam por uma casa cresceu mais de 30%, principalmente após o lançamento do programa “Minha Casa, Minha Vida”

 | Henry Milléo/Gazeta do Povo
(Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo)

Há muita gente esperando por uma casa em Curitiba. De acordo com a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), são 74.589 famílias que, de acordo com levantamento realizado na segunda-feira (2), permanecem na fila aguardando uma residência. A Cohab, que entregou 166 unidades habitacionais na última sexta-feira (28), espera fechar o ano entregando 4.943 moradias, o que está longe de zerar a lista de espera.

Isso porque, de janeiro a dezembro de 2013, o número de pessoas na fila ao invés de diminuir com as quase 5 mil casas entregues, aumentou: no começo do ano eram 73.929 famílias esperando receber as chaves de casa, quase 1% a menos que o total de dezembro. O número atual só não é maior que o do ano passado, de quase 78 mil pessoas na espera.

Apesar de alto, o número de pessoas na fila se mantém estável desde 2010, segundo a Cohab, por causa do lançamento do programa "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal, de março de 2009. De lá para cá, a quantidade de famílias deu um salto de mais de 30%: saiu de 55,8 mil à época para os valores atuais.

Entregas

A Cohab estima que, já que as famílias estão cada vez menores, cada unidade habitacional abrigue três indivíduos. Com isso, as 4.943 mil unidades habitacionais entregues neste ano a moradores de Curitiba serviriam de lar para quase 15 mil pessoas. Esse é o maior número desde 2010, quando a companhia de habitação municipal disponibilizou 2.651 casas, o que teria beneficiado em torno de 8 mil pessoas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.