• Carregando...

Mais de 90% dos municípios brasileiros sofrem com a ocorrência de impactos ambientais, de acordo com a Pesquisa de Informações Municipais 2008, divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Do total de 5.564 municípios do país, 5.040 registraram, principalmente, casos de queimadas, desmatamento e assoreamento de corpos d’água nos 24 meses anteriores ao estudo.

O levantamento considera como impactos ambientais queimadas, desmatamento, assoreamento de corpo d’água (areias e detritos depositados nos leitos dos rios, impedindo a fluidez da água), poluição da água, escassez de água, contaminação do solo, poluição do ar, degradação de áreas legalmente protegidas, alteração que tenha prejudicado a paisagem, alteração que tenha afetado as condições de vida da população, atividade agrícola prejudicada por problemas ambientais, atividade de pecuária prejudicada por problemas ambientais, redução da quantidade, diversidade ou perda na qualidade do pescado e outros.

"O questionário trazia 14 opções para que fossem listadas as ocorrências dos últimos 24 meses em todos os municípios. Não abordamos as causas de cada impacto", afirma a gerente da pesquisa, Vânia Pacheco, ao G1.

Entre os impactos mais apontados, ainda de acordo com o estudo, estão as queimadas, presentes em 3.018 ou 54,2% dos municípios de todo o país, o desmatamento, registrado em 2.976 ou 53,3% dos municípios, e o assoreamento, em 2.950 ou 53%. As três ocorrências foram as únicas apontadas por mais da metade dos municípios e estão diretamente relacionadas, já que o assoreamento é causado, entre outras coisas, pelo desnudamento do solo, ocasionado por queimadas e desmatamentos. Impactos ambientais nas condições de vida

A ocorrência de impactos que afetaram as condições de vida da população foi registrada em 829 dos 5.564 municípios, o que equivale a 14,9%. O problema é mais comum nas Regiões Norte (24,1% dos municípios) e Nordeste (20,3% dos municípios). A Região Sul é a que tem menos freqüência desse registro, com 9,3%.

Com relação aos estados, Amapá (37,5% dos municípios), Pará (35,7%) e Acre (31,8%) são os que apresentam mais municípios com impactos que alteraram as condições de vida da população. Os estados de Minas Gerais (10%), São Paulo (8,5%) e Rio Grande do Sul (6,5%) têm os menores índices.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]