• Carregando...
 | Raul Santana/Fiocruz Imagens
| Foto: Raul Santana/Fiocruz Imagens

Mais oito municípios confirmaram situação epidêmica de dengue no Paraná. O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (12) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostra que as cidades de Antonina, no Litoral, Matelândia e Missal, no Oeste, Iguaraçu e Paiçandu, na Região Metropolitana de Maringá, Pérola, no Noroeste, e Florestópolis e Sertanópolis, na região de Londrina entraram na lista de municípios com epidemia da doença. Desde agosto de 2015, 52 cidades confirmaram epidemias, quando o número de doentes chega a 300 casos para cada 100 mil habitantes.

Dos 399 municípios do estado, 293 tem casos confirmados de dengue em todas as 22 regionais de saúde do Paraná. Os casos notificados já são realidade em 94% dos municípios do estado. As suspeita devem passar por investigação para serem confirmadas ou descartadas.

Em uma semana, quase 3 mil novos casos autóctones - quando o paciente foi contaminado na própria cidade onde mora - foram confirmados pela Sesa, totalizando 24.393 desde agosto do ano passado. Contando com os casos importados, quando o paciente visitou outra região com casos da doença, o número chega a quase 100 mil casos notificados no estado. Nenhuma morte foi registrada nesta semana. Até agora, 34 pessoas morreram vítimas da dengue no Paraná, a maioria em Paranaguá (22).

Zika e chikungunya

O novo boletim também mostra um aumento no número de casos de zika e chikungunya, que também são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os casos de zika aumentaram de 223 para 245, sendo 155 autóctones e 90 importados. A maioria dos novos casos foram registrados na cidade de Colorado, que já tem 39 casos confirmados - 15 a mais do que na última semana. A cidade também registra gestantes contaminadas pelo zika. Novos casos também foram confirmados em Maringá (5), Castro (1) e Assaí (1). Já os pacientes diagnosticados com chikungunya passaram de 46 para 49, dos quais 44 são importados e cinco autóctones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]