Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Minas Gerais

Mais quatro municípios decretam situação de emergência por causa da chuvas

No total, 108 municípios foram atingidos pelas chuvas. 16 pessoas morreram, 52 ficaram feridos, 13.530 desalojados e 2.007 desabrigados

O número de municípios que decretaram situação de emergência desde o ano passado em Minas Gerais por causa das chuvas subiu para 63, com a inclusão das cidades de Divinolândia de Minas, São Geraldo do Baixo, Espírito Santo do Dourado e Ouro Fino. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, 108 municípios foram atingidos pelas chuvas, com 16 mortos, 52 feridos, 13.530 desalojados e 2.007 desabrigados.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo ainda permanecerá muito instável com possibilidade de temporais localizados nas regiões do Triângulo Mineiro, no oeste e no sul do estado. Nas demais regiões, a previsão é de sol entre nuvens, mas o calor e a umidade elevada favorecem a ocorrência de pancadas de chuvas à tarde.

A Defesa Civil do estado está sem telefone fixo desde a última sexta-feira (7), por causa de manutenção na rede. A situação será normalizada nesta segunda-feira (10), mas a comunicação de ocorrências pode ser feita pelo número (31) 9818-2400. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recomenda que os coordenadores municipais continuem monitorando as áreas de risco e orientando a população quando ao risco de deslizamentos, enchentes, inundações, desabamentos e alagamentos.

No Espírito Santo, 42 municípios foram afetados, mas a situação já está normalizada. Segundo o Inmet, o tempo neste domingo no estado ficará claro a parcialmente nublado, com possíveis chuvas em áreas isoladas. Até a última sexta-feira (7), o número de desabrigados havia caído de 1.336 para 790 e 16.212 pessoas estavam desalojadas.

No Rio Grande do Sul, o problema é a estiagem provocada pelo fenômeno La Niña, que atinge principalmente o sul do estado. Quatro municípios ainda estão em situação de emergência: Herval, Hulha Negra, Pedras Altas e Candiota. Os municípios de Bagé, Aceguá, Pinheiro Machado, Piratini, Pedro Osório, Cerrito, Lavras do Sul e Dom Pedrito estão atingidos pela seca, mas ainda não decretaram situação de emergência. A previsão para o estado é de tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva em áreas isoladas.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.