• Carregando...
Animal estava em estado avançado de decomposição e foi enterrado na praia na segunda-feira (10) | Reprodução/Facebook/Jorge Porvilho
Animal estava em estado avançado de decomposição e foi enterrado na praia na segunda-feira (10)| Foto: Reprodução/Facebook/Jorge Porvilho

Uma baleia apareceu morta na praia de Matinhos, no Litoral do Paraná, no último fim de semana. Ela foi vista por moradores na região do Rio Matinhos e estava em estado avançado de decomposição. Por isso, foi enterrada na areia da praia na manhã de segunda-feira (10). “Deveria estar morta há uns dez ou quinze dias pela situação em que chegou à praia. Tinha oito metros e pesava entre cinco e seis toneladas e é da mesma espécie da baleia que apareceu há alguns meses - jubarte”, explicou o diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Matinhos, Mario Brandino.

Filhote de hipopótamo é morto pela própria mãe no Zoo de Curitiba

Leia a matéria completa

Sempre que um animal aparece na praia, o Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vai até o local, verifica a espécie, recolhe amostras e faz análises para determinar as causas da morte. Mas, segundo o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), do CEM, desta vez, eles não foram avisados. “Nós não fazemos monitoramento da orla no fim de semana e eles acabaram enterrando antes que nós pudéssemos ir até lá”, explicou o LEC.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) informou que trabalha em conjunto com as prefeituras e que a orientação nesses casos é retirar a carcaça do animal e enterrar na areia mesmo para evitar maiores transtornos. “Aconteceu alguma coisa em alto mar e as correntes marítimas trouxeram até o litoral. Quando o animal está vivo e saudável, a orientação é não mexer. Quando está doente, nós encaminhamos para ser tratado pelo CEM ou pelo Aquário de Paranaguá, que sempre nos ajudam”, informou o IAP.

É a segunda vez no ano que uma baleia da espécie jubarte aparece morta na orla da praia. Em abril, uma espécie com cerca de 15 metros e 40 toneladas já havia sido enterrada na areia do balneário Costa Azul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]