Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Mais uma vez, surto de virose atinge litoral do Paraná

Aumento nos casos de virose são recorrentes nessa época. Veja as recomendações para evitar ficar doente

Mais uma vez, um surto de virose atinge cidades do litoral do paranaense. O atendimento muito acima do normal a pessoas com sintomas como diarreia, vômito e mal-estar foi confirmado por unidades de saúde de Matinhos e Guaratuba, cidades que mais concentram veranistas durante esta época do ano.

No Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, cerca de 40% de todos os atendimentos é ligado ao rotavírus. De acordo com o telejornal Paraná TV, cem casos de virose por dia são atendidos na cidade. Ao contrário de anos anteriores, a Secretaria de Estado de Saúde não divulgou o número de atendimentos ligados a viroses em unidades de saúde do litoral este ano.

O aumento das ocorrências tem relação com a chegada dos veranistas: com mais gente no litoral, é possível que se ampliem os registros de qualquer enfermidade. Por outro lado, o número de pessoas com virose já ultrapassou o que seria proporcional, segundo a enfermeira técnica do Nossa Senhora dos Navegantes, Neuza Bittencourt Martins. "A idade é pouco importante, temos bebês, crianças, jovens, adultos e idosos com os sintomas e o hospital vive cheio", diz.

Recorrente

A situação é recorrente. Nas últimas temporadas, há alguns anos, apresentam aumento considerável no número de casos de viroses. Em 2010 e 2011, por exemplo, as praias tiveram surtos causados pelo norovírus que levaram muita gente aos pronto-socorros.

Os motivos para o problema também são recorrentes: água do mar contaminada, principalmente por ligações de esgoto clandestinas, e falta de cuidados de higiene, inclusive no preparo de alimentos vendidos à beira-mar e na cidade.

Recomendações

A virose, sozinha, não é letal. Mas a desidratação causada pela diarreia e vômitos pode matar. Por isso a recomendação das unidades de saúde litorâneas é beber bastante líquido (água e sucos, e não refrigerante e bebidas alcoólicas), comer frutas e verduras e evitar o excesso de sol. Não é recomendado comer alimentos que não se sabe a procedência e evitar ao máximo ingerir água do mar ou de rios. Também é essencial lavar muito bem as mãos após ir ao banheiro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.