• Carregando...
Reitoria espera recorde de inscrições para este ano no vestibular da UFPR | Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
Reitoria espera recorde de inscrições para este ano no vestibular da UFPR| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

Inclusão

Seleção terá só um sistema de cotas para a Federal

O sistema de cotas deste vestibular também terá mudanças. O modelo de cotas próprio da UFPR, regido por resolução interna, será extinto. Desde 2012, ele convivia com o sistema federal determinado pela Lei 12.711, que prevê aumento gradual de vagas para cotistas até atingir 50% em 2016. Neste ano, 40% das vagas serão destinadas às cotas — um total de 1.978 postos no vestibular e pelo menos 770 no Sisu — e o restante irá para a concorrência geral. Conforme a Lei de Cotas, todas as vagas reservadas devem ser preenchidas por estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Metade das vagas é destinada a quem tem renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. A outra parte pode ser preenchida por vestibulandos com renda maior. Além disso, no Paraná, conforme o C enso do IBGE, 28,51% das vagas para cotistas deverão ser ocupadas por pessoas declaradas pretas, pardas ou indígenas.

Novos cursos

Em Pontal do Paraná, no Centro de Estudos do Mar, a UFPR terá uma reestruturação na oferta de cursos para este ano. Entre as mudanças estão a criação dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária, além da transformação do tecnólogo em Aquicultura em graduação de Engenharia de Aquicultura.

O edital do próximo vestibular da UFPR deve ser divulgado hoje pelo Núcleo de Concursos da instituição e trará algumas novidades que gerarão impactos na disputa deste ano. Ao todo, serão 6.755 vagas em todos os campi da Federal — 659 postos a mais do que em 2013, referentes a novos cursos e às vagas do Setor Litoral, que pela primeira vez terá a mesma seleção que as demais unidades da universidade.

INFOGRÁFICO: Confira como ficam distribuídas as vagas da UFPR em 2015

Uma das principais novidades é a reserva de 30% das vagas de quase todos os cursos — um total de 1.925 oportunidades — para serem preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que leva em conta o desempenho no Enem. Isso deve tornar o vestibular mais concorrido, já que haverá menos vagas em disputa — 4.830. No ano passado, 20% haviam sido retidos para o Sisu, além de 100% das vagas dos dez novos cursos, o que totalizou 26,18% das 6.096 vagas.

Os cursos que permanecem com todas as vagas para o vestibular tradicional são aqueles que adotam vestibular estendido (Matemática, Estatística e Matemática Industrial) e que exigem prova de habilidades específicas (Música, Design e Arquitetura e Urbanismo).

"A concorrência deve aumentar. O vestibular da UFPR é muito procurado e, neste ano, faremos um trabalho de divulgação no Norte do Paraná e nas regiões dos outros campi. Temos a expectativa de bater recorde de inscrições", afirma o reitor Zaki Akel Sobrinho. Em 2013, o vestibular teve 48.349 candidatos inscritos. As inscrições para o próximo concurso serão abertas no dia 22 e seguirão até 19 de setembro.

De acordo com Akel Sobrinho, a decisão de separar apenas 30% das vagas para o Sisu – enquanto outras universidades federais extinguiram o vestibular próprio e selecionam apenas pelo sistema nacional – visa favorecer estudantes da região. "Manter os 70% das vagas para o vestibular próprio é uma maneira de privilegiar os estudantes do Paraná."

Provas

A prova de conhecimentos gerais da primeira fase do vestibular da UFPR será em 2 de novembro, e não dia 16, como chegou a ser anunciado. A mudança, segundo o Núcleo de Concursos da instituição, deve-se a um evento esportivo que será promovido em Curitiba, o que atrapalharia o deslocamento dos candidatos para os locais de prova. A segunda etapa do vestibular, com as provas de conhecimentos específicos, ficou para 30 de novembro e 1º de dezembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]