Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Condicionamento

Manequim é alternativa a animais

Um manequim com peças anatômicas e sangue artificial tomou o lugar dos cães na mesa de cirurgia nas aulas de técnicas operatórias da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A instituição aproveitou uma folga no orçamento para comprá-lo a um custo de R$ 60 mil, junto com alguns aparelhos complementares. "Professores e alunos estão satisfeitos", diz o vice-diretor da faculdade, Cláudio Paiva. O manequim é importado e terá de ser reposto a cada dois ou três semestres, mas o professor avalia ainda assim o investimento compensa.

Até junho as demonstrações cirúrgicas eram feitas em cães. Paiva lembra que a idéia de mudança começou por causa da dificuldade de encontrar bichos. O manequim tem um revestimento muito parecido com o tecido humano. Já a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP tem utilizado videoaulas no lugar de alguns procedimentos. Quando usados, os animais são fornecidos pelo hospital veterinário e reutilizados de quatro a dez vezes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.