Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Protesto no RS

Manifestantes ficam nus na Câmara de Porto Alegre

Protesto na Câmara foi promovido pelo Bloco de Luta pelo Transporte Público, grupo que reúne diversas entidades que pedem o passe livre

Antes de desocuparem a Câmara de Porto Alegre hoje, onde permaneciam acampados havia oito dias, manifestantes tiraram fotos nus nas dependências da Casa. As imagens começaram a circular nos perfis de redes sociais de pessoas que integram o movimento na noite de quarta.

O protesto na Câmara foi promovido pelo Bloco de Luta pelo Transporte Público, grupo que reúne diversas entidades que pedem o passe livre.

Em uma das fotos publicadas na rede social, 23 manifestantes, com o rosto coberto, posam em frente a uma galeria com retratos dos ex-presidentes da Casa. Um deles segura um quadro retirado da parede com a foto da deputada federal Manuela D'Ávila (PC do B), que já foi vereadora.

O presidente da Câmara, Thiago Duarte (PDT), disse que a imagem é "deprimente" e desrespeitosa com a instituição. "Se querem fazer sexo grupal, que vão fazer em um local privado, não em um local público".Ele afirma que vai "apurar com firmeza" as circunstâncias do protesto e que pretende responsabilizar vereadores que ajudaram os manifestantes.

Em seu Twitter, Manuela disse achar um "absurdo" a imagem e criticou aqueles que "relativizam" a democracia representativa.No fim de semana, a Justiça chegou a determinar a reintegração de posse da Casa. A medida foi suspensa pela juíza Cristina Marquesan da Silva, que promoveu uma audiência de conciliação ontem. Os integrantes do Bloco de Luta concordaram em deixar o local a partir da noite de ontem.

Cerca de 400 pessoas estavam no plenário da Câmara, incluindo crianças e adolescentes.

A magistrada afirmou que a desocupação foi "pacífica" e que não houve prejuízos. O vereador Duarte diz que "provavelmente" houve danos e que um levantamento ainda está sendo feito. Durante a mobilização na Câmara, houve princípios de tumultos, como bate-boca entre manifestantes e vereadores. Jornalistas foram impedidos de entrar na Casa.

O Bloco de Luta já convocou um protesto em frente à prefeitura para a noite de hoje. Os manifestantes reivindicam a abertura das contas das empresas de ônibus.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.