• Carregando...
Manifestantes cantaram e dançaram em frente ao TJ-PR durante o protesto | Antonio More/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Manifestantes cantaram e dançaram em frente ao TJ-PR durante o protesto| Foto: Antonio More/Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Cerca de 50 pessoas protestam para que feriado da Consciência Negra, no dia 20, seja retomado em Curitiba
  • Os manifestantes entregam carta de repúdio à Associação Comercial do Paraná, que obteve liminar que suspendeu feriado
  • Manifestação deve seguir pelo menos até por volta das 17 horas, conforme previsão dos participantes
  • Protesto quer a retomada do feriado em Curitiba no Dia da Consciência Negra
  • Feriado no dia 20 de novembro foi aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba e sancionado pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT)
  • Liminar da Associação Comercial do Paraná, obtida junto ao TJ-PR, suspendeu o feriado na data

Manifestantes a favor do feriado do Dia da Consciência Negra fizeram um protesto na tarde desta terça-feira (12) em Curitiba. O início do ato foi por volta das 13 horas, em frente ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), no Centro Cívico. No meio da tarde, o grupo, formado por cerca 50 pessoas, seguiu para as proximidades da Associação Comercial do Paraná (ACP) - autora do processo que suspendeu o feriado na capital.

Durante toda a mobilização, os integrantes do movimento realizaram panfletagens e orientaram a população sobre a importância da data. No TJ, membros do comitê em defesa do feriado pretendiam ser recebidos por representantes do órgão para entregarem uma carta de repúdio ao cancelamento do recesso à população. De acordo com Michele Ribeiro, integrante da Rede de Mulheres Negras em Curitiba, o pedido não foi atendido, e a carta não pode ser deixada no TJ, de onde eles saíram em caminhada rumo à ACP.

Veja mais fotos do protesto pelo feriado no Dia da Consciência Negra

Michele cita que a intenção do protesto desta terça era sensibilizar não apenas os órgãos e pessoas diretamente envolvidos na polêmica, mas toda a população da cidade. "Aqui estão diversos movimentos negros organizados fazendo a divulgação da importância do feriado como um marco para a cidade de Curitiba, como um ato de mobilização para alcançarmos a igualdade racial."

Os participantes do ato reivindicam a retomada do feriado, que seria comemorado no dia 20 de novembro, mas que foi cancelado por uma liminar da Justiça obtida pela Associação Comercial do Paraná (ACP). A associação argumenta que a lei aprovada pela Câmara dos Vereadores no ano passado é inconstitucional e que o feriado causaria grandes prejuízos financeiros à cidade.

Segundo os participantes, a manifestação ocorreu de forma tranquila durante toda sua duração.

Câmara vai ao STF

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deve enviar nesta quinta-feira (14) um pedido de manutenção do feriado do Dia da Consciência Negra ao Superior Tribunal Federal (STF). O presidente da Casa, o vereador Paulo Salamuni (PV), havia anunciado que entraria com a ação já na última sexta-feira (8), mas, de acordo com a procuradoria jurídica da CMC, a reclamação requer um embasamento muito específico, o que justificaria a demora.

Do outro lado, a ACP assegura que vai manter sua posição contrária ao recesso. "Para nós, esse feriado é inconstitucional. Lamentamos que a Câmara não tenha sensibilidade para entender que isso é prejudicial para a economia paranaense", rebateu o presidente Edson José Ramon em entrevista à Gazeta do Povo na segunda-feira (11).

Protesto pela Consciência Negra

VIDA E CIDADANIA | 3:59

Cerca de 50 pessoas protestam para que feriado da Consciência Negra, no dia 20, seja retomado em Curitiba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]