Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Polêmica

Manifestantes protestam pela retomada do feriado da Consciência Negra

Ato começou no início da tarde em frente ao Tribunal de Justiça. Depois, grupo seguiu rumo à Associação Comercial do Paraná, autora da ação que suspendeu o feriado

Manifestantes cantaram e dançaram em frente ao TJ-PR durante o protesto | Antonio More/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Manifestantes cantaram e dançaram em frente ao TJ-PR durante o protesto (Foto: Antonio More/Agência de Notícias Gazeta do Povo)
Cerca de 50 pessoas protestam para que feriado da Consciência Negra, no dia 20, seja retomado em Curitiba |

1 de 6

Cerca de 50 pessoas protestam para que feriado da Consciência Negra, no dia 20, seja retomado em Curitiba

Os manifestantes entregam carta de repúdio à Associação Comercial do Paraná, que obteve liminar que suspendeu feriado |

2 de 6

Os manifestantes entregam carta de repúdio à Associação Comercial do Paraná, que obteve liminar que suspendeu feriado

Manifestação deve seguir pelo menos até por volta das 17 horas, conforme previsão dos participantes |

3 de 6

Manifestação deve seguir pelo menos até por volta das 17 horas, conforme previsão dos participantes

Protesto quer a retomada do feriado em Curitiba no Dia da Consciência Negra |

4 de 6

Protesto quer a retomada do feriado em Curitiba no Dia da Consciência Negra

Feriado no dia 20 de novembro foi aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba e sancionado pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT) |

5 de 6

Feriado no dia 20 de novembro foi aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba e sancionado pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT)

Liminar da Associação Comercial do Paraná, obtida junto ao TJ-PR, suspendeu o feriado na data |

6 de 6

Liminar da Associação Comercial do Paraná, obtida junto ao TJ-PR, suspendeu o feriado na data

Manifestantes a favor do feriado do Dia da Consciência Negra fizeram um protesto na tarde desta terça-feira (12) em Curitiba. O início do ato foi por volta das 13 horas, em frente ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), no Centro Cívico. No meio da tarde, o grupo, formado por cerca 50 pessoas, seguiu para as proximidades da Associação Comercial do Paraná (ACP) - autora do processo que suspendeu o feriado na capital.

Durante toda a mobilização, os integrantes do movimento realizaram panfletagens e orientaram a população sobre a importância da data. No TJ, membros do comitê em defesa do feriado pretendiam ser recebidos por representantes do órgão para entregarem uma carta de repúdio ao cancelamento do recesso à população. De acordo com Michele Ribeiro, integrante da Rede de Mulheres Negras em Curitiba, o pedido não foi atendido, e a carta não pode ser deixada no TJ, de onde eles saíram em caminhada rumo à ACP.

Veja mais fotos do protesto pelo feriado no Dia da Consciência Negra

Michele cita que a intenção do protesto desta terça era sensibilizar não apenas os órgãos e pessoas diretamente envolvidos na polêmica, mas toda a população da cidade. "Aqui estão diversos movimentos negros organizados fazendo a divulgação da importância do feriado como um marco para a cidade de Curitiba, como um ato de mobilização para alcançarmos a igualdade racial."

Os participantes do ato reivindicam a retomada do feriado, que seria comemorado no dia 20 de novembro, mas que foi cancelado por uma liminar da Justiça obtida pela Associação Comercial do Paraná (ACP). A associação argumenta que a lei aprovada pela Câmara dos Vereadores no ano passado é inconstitucional e que o feriado causaria grandes prejuízos financeiros à cidade.

Segundo os participantes, a manifestação ocorreu de forma tranquila durante toda sua duração.

Câmara vai ao STF

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deve enviar nesta quinta-feira (14) um pedido de manutenção do feriado do Dia da Consciência Negra ao Superior Tribunal Federal (STF). O presidente da Casa, o vereador Paulo Salamuni (PV), havia anunciado que entraria com a ação já na última sexta-feira (8), mas, de acordo com a procuradoria jurídica da CMC, a reclamação requer um embasamento muito específico, o que justificaria a demora.

Do outro lado, a ACP assegura que vai manter sua posição contrária ao recesso. "Para nós, esse feriado é inconstitucional. Lamentamos que a Câmara não tenha sensibilidade para entender que isso é prejudicial para a economia paranaense", rebateu o presidente Edson José Ramon em entrevista à Gazeta do Povo na segunda-feira (11).

Protesto pela Consciência Negra

VIDA E CIDADANIA | 3:59

Cerca de 50 pessoas protestam para que feriado da Consciência Negra, no dia 20, seja retomado em Curitiba

VER MAIS VÍDEOS

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.