Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presídios

Maranhão vai contratar mais agentes, mas categoria ameaça greve

O secretário da Gestão e Previdência do Maranhão, Fábio Gondim, anunciou nesse fim de semana a nomeação de 80 novos agentes penitenciários no estado. Os concursados já foram convocados para o curso de formação, que começa no dia 17 de fevereiro na capital, São Luís.

Por meio de nota no Facebook, o secretário admitiu que os futuros agentes "esperaram muito" para a nomeação. O edital do concurso, encerrado em abril de 2013, previa a contratação de 41 agentes. Gondim afirmou que outras nomeações, além das 80, ainda podem ocorrer.

As nomeações foram divulgadas após denúncia do sindicato dos agentes penitenciários do Maranhão, que aponta que, em meio a crise no complexo penitenciário de Pedrinhas, o governo pretende retirar os agentes de segurança que atuam dentro dos presídios da capital, substituindo-os por funcionários terceirizados.

O sindicato organiza uma assembleia para a próxima quarta-feira e não descarta uma paralisação. A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária, porém, negou esvaziamento nas unidades.

Para o presidente do sindicato, César Lopes, conhecido como César Bombeiro, o anúncio se trata de "mais uma demagogia do governo do estado". Ele afirma que a agenda do sindicato não mudou com o anúncio e que em assembleia a categoria irá discutir uma possível greve.

O presidente do sindicato afirma que os novos concursados só devem começar a trabalhar depois de maio, já que precisam antes concluir o curso de formação.

Desde o estouro da violência no Complexo Peniten­ciário de Pedrinhas, na segunda semana de janeiro, a Polícia Militar e a Força Nacional ajudam na contenção dos presos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.