
Maringá, no Norte do Paraná, aguarda para ter sua primeira universidade federal. Ao menos é o que espera com ansiedade o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e a Associação Comercial e Empresarial (Acim), entidades que buscam apoio político para a instalação de um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
O município é terceiro maior do estado, concentra uma população de 357 mil habitantes, e é o único entre as médias e grandes cidades do Paraná que ainda está fora da lista da UTFPR.
Como primeiro passo na negociação, a prefeitura já aprovou o repasse de uma área de mais de 150 mil metros quadrados para a estrutura do campus. Para o presidente da Acim, uma investida que garantirá pontos na decisão. "Eu acredito que teremos boas notícias em breve. Até porque o interesse da abertura do campus aqui é mútuo", garante ele.
O presidente do Codem, Wilson Yabiku, também se mostra otimista quanto à instalação da universidade. E diz que será necessário apenas aguardar o encerramento do período eleitoral. "Já acionamos deputados estaduais, senadores e temos uma agenda no Ministério da Educação para o final do ano. Agora é ter paciência", diz.
A assessoria da UTFPR confirma que a instalação do campus já está em fase de negociação, porém não dá detalhes do andamento, tampouco da estrutura e número de cursos que poderão funcionar na cidade.



