Nesse final de semana, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza o Vestibular de Verão. Ao todo, 15.111 candidatos realizaram as inscrições para as provas que serão aplicadas entre os dias 13 e 15 (domingo e terça-feira) em oito cidades da região Noroeste do Estado.
De acordo com Antonio Cesar dos Santos, membro da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), cerca de 1,5 mil pessoas estão envolvidas na organização e aplicação do teste. "Ao longo dessa semana, fiscais e o pessoal de apoio estão sendo orientados para que tudo transcorra com normalidade", explicou.
Em Maringá, o concurso será realizado em três locais: no próprio campus da UEM, além das sedes do Cesumar (Centro Universitário de Maringá) e da Uningá (Unidade de Ensino Superior Ingá). O vestibular também acontecerá nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Paranavaí e Umuarama.
Para os candidatos que farão as provas em Maringá, Santos recomenda conhecer previamente os locais de provas, principalmente porque a cidade alterou o sentido de várias ruas próximas à universidade. "Os vestibulandos poderão entrar nas salas entre às 8h30 e às 8h50, mas recomendamos chegar meia hora antes da abertura dos portões. Não serão admitidos retardatários", ressalta.
Provas
No domingo (13), primeiro dia de provas, os testes serão de Conhecimentos Gerais. No dia seguinte, os vestibulandos resolverão as questões de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, além da Redação. No último dia, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Específicos. No caso de dúvidas por parte do candidato, a Comissão Central do Vestibular Unificado fará plantão no sábado (véspera do teste), até as 18 horas. O resultado será divulgado no dia 15 de janeiro, às 10 horas, pelo site do vestibular.
Enem
Com relação a utilização da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), para o vestibular da UEM, Antonio Cesar dos Santos informou que a instituição ainda pretende utilizar os resultados da prova realizada no último final de semana.
"Se no momento em que a UEM solicitar, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), repassar as informações, não haverá problemas em utilizarmos as notas do Enem. Agora, se ocorrer qualquer impedimento técnico, a nota vai ser desconsiderada, pois precisamos de um tempo para fazer todo o processamento e conferência das informações", explica o membro da CVU.
Concorrência
De acordo com a assessoria de imprensa da UEM, o curso mais disputado no vestibular será o de Medicina com 122,4 candidatos por vaga não cotista e de 56 por vaga cotista. O Sistema de Cotas Sociais reserva 20% das vagas previstas em cada curso para alunos provenientes de instituições públicas de ensino e de famílias com renda per capita de até 1,5 salário mínimo.
O segundo curso que registrou maior concorrência foi Arquitetura e Urbanismo, com 36,8 candidatos/vaga. Pelo Sistema de Cotas a concorrência ao curso é de 21.8 candidatos/vaga. O curso de Direito Noturno, o terceiro mais concorrido, registrou 29,2 candidatos por vagas e 22 pelo Sistema de Cotas. A relação completa da concorrência poder ser acessada no site da UEM/CVU.
Deixe sua opinião