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Avião durante as festividades de inauguração |
Avião durante as festividades de inauguração| Foto:
  • Terraplanagem no campo de pouso
  • Rara imagem. Um dos muitos bailes organizadas na Sede Social do Aero Clube de Maringá, então localizado na Avenida São Paulo (atual Mercadorama)

Apesar de aviões de pequeno porte já estarem pousando nos campos improvisados de Maringá desde 1947, foi em 1948 que a Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) executou o projeto de terraplanagem das três pistas de pouso projetadas por Jorge de Macedo Vieira, o mesmo personagem que elaborou o traçado urbanístico de Maringá, para o aeroporto da cidade.

A Pista I não foi efetivada. A Pista II foi concluída, mas não foi muito utilizada, pois oferecia demasiado perigo aos pilotos. por seu eixo estar justaposto aos ventos predominantes, o que dificultava os pousos e decolagens. A Pista III acabou se tornando a oficial do município.

O campo de aviação (Pista III), ou Rústico Aeroporto, foi efetivamente inaugurado em 18 de setembro de 1949. A Companhia entregou o empreendimento à cidade, ainda distrito de Mandaguari. A solenidade de inauguração ocorreu no próprio local, com demonstrações de pousos e decolagens, apresentações de paraquedistas, entre outros. Autoridades locais, estaduais e nacionais acompanharam o evento.

Na mesma noite, um elegante baile foi organizado na Sede Social do Aero Clube de Maringá, localizada na Avenida São Paulo (atual Mercadorama). A festa e ocorreu até altas horas, encerrando as festividades.

Fontes: Revista – A Pioneira de Novembro e Dezembro de 1949 / Acervo Maringá Histórica.

* Miguel Fernando escreve aos sábados na Gazeta Maringá. Ele é bacharel em Turismo e Hotelaria e especialista em História e Sociedade do Brasil. É instituidor do Projeto Maringá Histórica, o qual se estende na coluna publicada na Gazeta Maringá e em outra, produzida para a Revista ACIM

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